Laboratório do HRSC, em Quixeramobim, é certificado pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade

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Equipe do Laboratório do HRSC comemora a certificação (Foto: José Avelino Neto/Sesa)

Região Central: Os laboratórios dos hospitais Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, e Regional Norte (HRN), em Sobral, foram certificados pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), que é patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). As unidades são da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

A certificação foi emitida em conformidade com a avaliação anual de desempenho no Programa. No HRSC o laboratório de análises clínicas é certificado pelo PNCQ há quatro anos consecutivos com a qualificação “Excelente”. Mensalmente, técnicos e biomédicos realizam análise de amostras. No fim de cada período avaliam as não-conformidades. Caso apareçam, investiga-se a causa e são propostas melhorias.

Graças a estas certificações que reconhecem o serviço desde 2018, o Laboratório do HRSC reforça uma política de segurança e qualidade, que repercute tanto para os usuários quanto para colaboradores, como avalia o biomédico e gerente, Luiz Gonzaga Júnior.

“Essa avaliação é importante tanto para nossos colaboradores quanto para nossos clientes porque eles vão receber resultados confiáveis, o que favorece no seu diagnóstico correto e acompanhamento clínico. Já para nossos colaboradores, é um reconhecimento do trabalho, o que auxilia na motivação para continuarmos cada vez melhores”, afirma.

HRN conquista Certificação pela primeira vez

No HRN, a certificação foi conquistada após ensaios de proficiência de controle de qualidade externo. O Hospital recebeu a classificação “Excelente” nas determinações das amostras-controle do ensaio de proficiência.

O gerente de laboratório do HRN, Alexandre Costa, reforça que o resultado aponta uma excelência no serviço de apoio à assistência. “É um controle de qualidade externo que atesta que o laboratório do HRN tem resultados eficazes. Mostra o esforço da equipe para garantir a qualidade em um serviço de extrema importância para a conduta médica. O laboratório é um serviço de apoio no diagnóstico do paciente e esse resultado garante que a assistência é de qualidade”, destaca.