O juiz Isaac de Medeiros Santos, respondendo pelo 3ª Plantão Judiciário da região do Sertão Central, decretou a prisão preventiva de Francisco Edimar Pereira Nobre pela prática, em tese, do crime de tráfico de drogas, fato ocorrido no dia 21/07/2023 na cidade de Banabuiu. O acusado aproveitou das festas para comercializar drogas.
Um policial que estava de folga disse que foi ao banheiro quando avistou três indivíduos, sendo que um estava puxando uma caixinha com substância semelhante a cocaína e entregando algumas trouxinhas para outros dois homens.
Em seu depoimento na Polícia Civil, Edimar nega que estivesse vendendo drogas. Destacando que estava na festa de Banabuiú quando decidiu ir ao banheiro, justamente quando estava urinando um policial chegou, ocasião em que dois homens que estavam próximos e fugiram, que então o policial já deu voz de prisão, “que a droga apreendida não é de sua propriedade e não sabe dizer a quem pertence.”
A Delegada Anarda Pinheiro Araújo representou pela prisão preventiva, sendo ratificado o pedido pelo Ministério Público Estadual, pelo promotor Aureliano do Nascimento Barcelos, que entendeu que “os antecedentes criminais, por si, já permitem seu acautelamento provisório”.
O juiz entendeu que no que pertine à prova da materialidade do delito, resta evidenciado pelas declarações dos policiais que conduziram o flagranteado, bem como pelo auto de apresentação e apreensão e pelos depoimentos das testemunhas. Assim, decretou a prisão preventiva do acusado.