Aventura, histórico, religioso: dez tipos de turismo para aproveitar em Quixadá nas férias

compartilhar no:

Quixadá: Quando se fala em férias muitos logo pensam em uma praia ou ir à Capital. Para quem mora no interior esse pensamento é ainda mais reforçado pela vontade de viajar ou de sair de casa. Mas em Quixadá é possível encontrar variados tipos de turismo que podem ser explorados gastando pouco ou mesmo sem precisar pôr a mão no bolso.

A cidade que é a maior e a mais estratégica do Sertão Central, e também uma das mais importantes do Ceará pelo seu potencial econômico, concentra estilos de turismo que vão desde o religioso, passando pelo de aventura e histórico. O Revista Central reuniu nesta reportagem dez pontos turísticos para lhe dar uma ideia de como aproveitar os últimos dias de férias.

A Pedra da Galinha Choca é um dos cartões postais de Quixadá, no Ceará
Foto: Reprodução/ Jandreson Gomes

1. Pedra da Galinha Choca
O cartão-postal do município e símbolo de Quixadá é hoje um dos maiores atrativos da região. A visitação às formações rochosas deve ser feita com cuidado, porque elas são tombadas como patrimônio imaterial pelo Iphan. Contratar guia de turismo ou serviço de trilhas é o mais adequado.

Formações rochosas formam paisagens de encantos e belezas (Foto: reprodução internet)

2. Açude Cedro
O centenário Cedro foi a primeira obra hídrica do País, encomendada ainda no período colonial por Dom Pedro I. Sua construção guarda peças de mármore que foram importadas de outros países. Por conta das acumuladas crises hídricas que sofreu, hoje o açude não está mais tão cheio assim, mas a visita no fim da tarde para ver o pôr do sol ainda vale a pena. Existem quiosques no local que oferecem serviço de alimentação e bebidas.

A pedra do cruzeiro fica na região central do Quixadá. Foto: Divulgação

3. Pedra do Cruzeiro
Escalar o monte rochoso que fica bem no meio da cidade é um dos programas preferidos dos aventureiros. Lá de cima a visão é magnífica. O cruzeiro também é um dos monumentos símbolos de Quixadá e o acesso a ele é feito sem nenhum protocolo, mas cuidado: há quem tenha se perdido na subida e a descida não é tão fácil. Estar acompanhado por um grupo é melhor.

A escritora quixadaense, Rachel de Queiroz na fazenda não me deixes em 1998 (Foto: Uol)

4. Fazenda Não me Deixes
A casa que a escritora Rachel de Queiroz tirava férias virou hoje um ponto de visitação turística. A construção preserva peças, móveis e utensílios usados por Rachel quando era viva, e fica há cerca de 30 km do Centro da cidade. A visitação ao local custa um valor simbólico, mas vale muito a pena.

Fincado no centro de uma Praça, Chalé da Pedra traz detalhes da literatura de Rachel de Queiroz (Foto: arquivo RC)

5. Chalé da Pedra
O Chalé da Pedra é uma construção histórica localizada no centro da cidade de Quixadá datada da década de 1920. Depois de sua construção, a casa teve diversos usos. Os primeiros moradores foram os familiares de Delmiro de Queiroz. Nos anos de 1930 foi sede da Loja Maçônica de Quixadá. A partir da instalação de uma agência do Banco do Brasil no município, em 1943, o chalé passou a ser residência dos bancários. Um desses, Petrônio Cordeiro Campos, que morou por quase vinte anos, comprou o imóvel mantendo a propriedade consigo até sua morte. Com a morte de Petrônio Campos, seus herdeiros venderam o chalé para a prefeitura, no mandato de Aziz Okka Baquit, embora o pagamento só tenha sido feito na primeira gestão de Ilário Marques (1993-1996).
Hoje o local é administrado pela prefeitura e abriga parte do acervo literário de Rachel de Queiroz.

Com arquitetura singular, Santuário impulsiona turismo religioso em Quixadá (Foto: Wikipédia)

6. Santuário Imaculada Rainha do Sertão
Construído por Dom Adélio Tomasin, Bispo emérito de Quixadá, depois de uma visão que teve em uma missa, a obra chama atenção pela robustez arquitetônica e pelo seu projeto ousado, no pico da Serra do Urucum. Abriga livraria, restaurante, e um grande santuário onde são realizadas várias missas ao longo do dia. Nos anos 90 foi palco de grandiosas romarias de caravanas vindas do interior. Na subida, imagens em tamanho real lembram as estações da Via Sacra. Seu maior atrativo é o silêncio que traz uma enorme sensação de paz, a enorme torre que existe lá em cima, e a vista encantadora que proporciona.

Entre os atrativos da programação desta edição, está a entrega da nova rampa de vôo livre (Foto: divulgação)

7. Rampa de Vôo Livre
O local fica também no pico da Serra onde está o Santuário, só que mais ao lado. O acesso é livre, embora o local seja controlado pela Prefeitura. Foi recentemente modernizado e hoje está ainda mais bonito. O que mais encanta lá é a visão em 360º que permite aos visitantes, ter de Quixadá. Quem se arrisca numa boa aventura pode pagar por um passeio com pilotos de vôo livre. É de lá que em campeonatos anuais, profissionais deste esporte saltam e quebram recordes mundiais, chegando a voar por cerca de 500 a 600km.

Na Serra do Estevão as pessoas podem conhecer o mosteiro e capela de São José. Foto: Reprodução/ Jandreson Gomes

8. Serra do Estevão
A Serra do Estevão fica entre os municípios de Choró e Quixadá. Ela é uma montanha de cerca de 24 km de altura, que funciona como uma divisora de águas das bacias dos rios Choró e Sitiá. O local ainda possui a caatinga como vegetação predominante e possui árvores de grande porte. Aliás, segundo a história, Estevão era o nome do primeiro ocupante dessas terras. Existe lá um mirante de onde é possível fazer registros inesquecíveis.

Museu reabriu para visita giuadas à população (Foto: Márcio Guedes)

9. Museu histórico Jacinto de Sousa
O espaço é também administrado pela Prefeitura e permite um passeio por momentos da história de Quixadá, através de recortes de jornais, objetos usados nos primeiros anos de habitação quixadaense (como o primeiro rolo de cinema), e peças usadas pelos seus primeiros moradores.

Luxuoso hotel tem estilo de hospedagem em domos geométricos (Fotos: divulgação)

10. DOM Luxury Glamping
Agora, se você pretende investir nas férias em um local com hospedagem de luxo, esse é o lugar ideal. Erguido no topo da Serra do Estevão, o DOM se destaca por seu estilo de hospedagem em domos geodésicos. O local permite um contato com a natureza fascinante. É possivel contar com serviços de alimentação e há vários tipos de domos, mobiliados até com cozinha. Vale conferir.