Senador Pompeu foi município do Sertão Central onde mais choveu em 2023

compartilhar no:
Chuvas trouxeram prejuízos e município precisou decretar estado de emergência (Foto: Reprodução Redes sociais)

Região Central: Dos 19 municípios que formam o Sertão Central, Senador Pompeu foi onde mais choveu na quadra chuvosa de 2023. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), e foram computados com exclusividade pelo Revista Central.

Os números se referem ao quadrimestre de fevereiro a maio, período conhecido como ‘quadra invernosa’ no Ceará. Neste intervalo o comum esperado é que chova em Senador Pompeu um total de 570 mm nos quatro meses, mas o que se viu foram 834 mm de chuvas, um desvio de 46% a mais.

Logo atrás aparecem as cidades de Milhã e Piquet Carneiro. A primeira teve observado um total de 766.1 mm de chuvas no quadrimestre, 38.4% a mais do que o normal, enquanto a segunda registrou 724.8 mm, o que corresponde a 35% acima da média do município.

O governador Elmano de Freitasvisitou o município durante as fortes chuvas no município (foto: Reprodução/Instagram (@elmanofreitas))

Na ponta deste levantamento está Quixadá, como um dos três municípios onde choveu menos do esperado, e além disso onde menos foi registrada precipitações, se comparado a média comum dos quatro meses. Foram apenas 467 mm, frente aos 540 mm que eram esperados pela Funceme. Canindé e Itatira, que lideram o ranking negativo, vêm na sequência.

Curiosamente, as cidades que registraram os maiores volumes, foram também as que enfrentaram as maiores tragédias no período chuvoso. Senador Pompeu precisou decretar estado de emergência, e Milhã viu centenas ficarem desabrigados, com o volume do rio que subiu vertiginosamente, alagando casas e bairros.

Essa semana a Funceme divulgou que as precipitações da Quadra Chuvosa de 2023 ficaram dentro da média. O observado foi de 643,3 milímetros, o melhor resultado desde 2020. A proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), especialmente na segudna quinzena do mês de março, favoreceu chuvas mais expressivas e distribuídas no território cearense.

Em fevereiro, as chuvas no Estado ficaram em torno da normal com 114,8 mm de volume acumulado. Março foi o mês mais chuvoso, com desvio de 47,6% acima da normal climatológica, e volume acumulado de 300,3 mm, sendo este o melhor resulto em 15 anos.

Já em abril, ainda conforme dados da Funceme, a precipitação média no Ceará foi de 182,3 mm, também em torno da normal climatológica. Por fim, em maio, devido ao afastamento da ZCIT, a precipitação acumulada foi de 45,9 mm, com desvio de -49,3% em relação à climatológica mensal, que é de 90,6 mm no Ceará.