Quixeramobim abre o Ceará Junino nesta quinta-feira (22) com apresentação de quadrilhas

compartilhar no:
Programação que segue por vários municípios do Ceará começa por Quixeramobim (Foto Thiago Martine)

Quixeramobim: A 23ª edição do Ceará Junino chega nesta quinta-feira (22) ao município de Quixeramobim, para o Festival Regional Sertão Central Maravilha Junino – A Resistência de Conselheiro e as Brincadeiras Populares de Mestre Piauí.

A programação tem atividades realizadas que seguem até esta sexta-feira (23), sempre a partir das 19h, na Quadra Poliesportiva, Francisco Sollon Nogueira.

Resultado de uma política permanente de patrimônio cultural e memória da Secult, o Ceará Junino neste ano traz como tema “Faustos e Felizes no Mar do meu Sertão”, uma homenagem ao compositor, arquiteto, urbanista e poeta cearense Fausto Nilo. A ação apoia 136 projetos de quadrilhas juninas em todo o Estado, assim como a realização de 21 Festejos Regionais e do Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino 2023, e começa pela terra de Antônio Conselheiro.

A primeira noite do Festival Regional contará com a Feira de Comidas Típicas e artesanato regional, apresentações do Boi Estrela (Mestre Piauí) e das quadrilhas Cultura Nordestina (de Irapuam Pinheiro), Luar do Sertão (de Senador Pompeu), Sol do Meu Sertão (de Quixeramobim) e Cumpade Sollon (Solonópole).

Já no segundo dia, 23, será a vez das apresentações da quadrilha Explosão Junina (de Quixadá), Arraiá do Conselheiro (de Quixeramobim), Luar Serrano (de Ibaretama), Fulô do Sertão (de Senador Pompeu).

Além de Quixeramobim, essa semana o roteiro do Ceará Junino passa por Nova Russas, na regiãod o Vale Jaguaribano, com o Festival Regional Sertão de Crateús, que inicia dia 23 e segue até o dia 24, com apresentações no Parque da Cidade (Av. Alípio Gomes – Centro), a partir das 18h.