HMJMJ de Quixadá passa a usar técnica que põe recém-nascido em rede dentro da incubadora

compartilhar no:
Uso da técnica traz benefícios cientificamente comprovados aos recém-nascidos (Fotos: reprodução HMJMJ)

Quixadá: O Hospital Maternidade Jesus Maria José (HMJMJ), neste município, começou a utilizar com recém-nascidos, uma técnica inovadora e que cada vez mais vem ganhando adeptos pela sua eficiência e os resultados que consegue. Horas depois de nascidos, os bebês são colocados em uma mini rede, dentro da incubadora.

As imagens dos primeiros procedimentos foram divulgadas nesta quinta-feira (15) pelo HMJMJ nas redes sociais. Conforme a unidade o início da técnica se dá após 72 horas de nascido do bebê. A rede é devidamente esterelizada antes de ser utilizada pelo recém-nascido.

Embora pareça um procedimento simplório, a técnica tem até nome científico: posicionamento de Hammock, um método que objetiva promover humanização, conforto e benefícios fisiológicos aos bebês. De acordo com o HMJMJ, a técnica está sendo utilizada em bebês que são internados na UTI Neonatal.

Periodicamente, neuropediatras, pediatras e demais profissionais de saúde, lançam novos estudos onde analisam a eficácia do posicionamento em Hammock. Um dos mais recentes, publicado no final de 2021 no Brazilian Journal Of Health Review, mostrou que a técnica apresenta efeitos benéficos sobre a frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial, saturação de oxigênio, dor, estado de sono/vigília, bem como na organização postural e desenvolvimento neuromotor.

Na maternidade de Quixadá, conforme os detalhes fornecidos pela unidade, a duração desta técnica deve ser por, no mínimo, uma hora para a organização postural do recém-nascido e, no máximo três horas diárias, lembrando sempre que, caso o recém-nascido esteja em sono profundo, é indicado aguardar que ele desperte espontaneamente.