Fiés católicos celebram nesta quinta-feira (8) o dia de Corpus Christi, e apesar de ser denominado como feriado por boa parte da população muita gente ainda é obrigada a trabalhar nesta data, o que gera uma tremenda confusão: afinal, Corpus Christi é feriado ou não?
Não é. Na vertdade a data é considerada ponto facultativo nacional. Ou seja, no Brasil todo por conta da data possuir um viés religioso, fica facultado às empresas e órgãos públicos, decidir trabalhar ou não neste dia.
Só é feriado mesmo naquelas cidades ou estados onde o doa de Corpus Christi é uma data comemorada por meio de lei, que tenha validade naquele município.
O Governo do Ceará, por exemplo, não considera a data religiosa como um feriado de seu calendário estadual, mesmo assim o governador Elmano de Freitas deu ponto facultativo hoje e imprenssou a sexta-feira (9).
Assim como aconteceu no Ceará, além dos governos estaduais, as esferas federal e municipal, podem, também, declarar o mencionado dia como ponto facultativo nas repartições públicas.
O dia em questão não é considerado dia útil para fins de operações no mercado financeiro, portanto, os bancos fecham na mencionada data.
origem da data
Corpus Christi é uma expressão latina que significa Corpo de Cristo. O evento, com data móvel, é sempre celebrado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que acontece no domingo após o de Pentecostes, o qual ocorre 50 dias depois da Páscoa.
Para os católicos, foi nesta quinta-feira que Jesus Cristo instituiu a eucaristia como um sacramento, passando a ser replicada em todo o mundo. De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Corpus Christi se celebra a “presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho”.
Em algumas cidades brasileiras, há o costume de adornar as ruas com “tapetes” feitos de serragem colorida e outros materiais.