Um dos mais expressivos nomes femininos do estilo musical Rock Nacional, a cantora Rita Lee, morreu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos. O falecimento da cantora foi confirmado pela família em uma nota nas redes sociais.
“Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”, escreveram.
Uma semana antes, familiares de Rita Lee usaram as mesmas redes sociais para desmentir boatos sobre a morte da cantora. Ela vinha tratando um câncer de pulmão, diagnosticado no ano de 2021, e nos últimos meses sofria com as consequências do avanço da doença e dos tratamentos. Em 2022 seu filho chegou a dizer que ela estava curada.
História
Batizada como Rainha do Rock Brasileiro, Rita Lee Jones é natural de São Paulo, nascida no dia 31 de dezembro de 1947. Foi um dos símbolos da forma irreverente de compor canções onde costumava firmar sua imagem de mulher empoderada.
Rita formou com Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, na década de 60, o trio que mais tarde viria a se chamar Os Mutantes, nome clássico da Jovem Guarda quando o ritmo ainda era muito mais rock do que romantismo meloso, e se tornou referência para a difulsão do Tropicalismo, estilo que dividiu época no Brasil.
De acordo com o G1, Em 2001, RIta Lee ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa com “3001”. Ela ainda teria mais cinco indicações ao prêmio, e receberia em 2022 o prêmio de Excelência Musical pelo conjunto da obra.
Devido a idade e ao ritmo frenético de sua agenda, em 2012 ela anunciou que deixaria de fazer turnês. Ao todo foram 40 álbuns, sendo 6 dos Mutantes, 34 na carreira solo.