Com frequência, as pessoas têm o hábito de carregar seus celulares durante a noite e, para facilitar, muitas vezes mantêm tomadas próximas à cama. Entretanto, pesquisas conduzidas por David MacKay, professor da Universidade de Cambridge, levantaram a questão sobre os possíveis riscos dessa prática.
Por exemplo, a maioria dos celulares leva cerca de 2 a 3 horas para atingir 100% de carga, enquanto uma pessoa dorme em média 8 horas, o que pode ser considerado um desperdício de energia. Além disso, há relatos de celulares que superaqueceram na tomada e explodiram, o que chamou a atenção do pesquisador.
David MacKay comparou desligar o carregador obsessivamente com tentar socorrer o Titanic com uma colher de chá, ou seja, é um gesto pequeno e com pouca influência. Se o celular estiver sendo carregado à noite enquanto estiver em uso, o consumo de energia aumentará, mas isso não deve ser motivo de preocupação, a menos que muitas pessoas na mesma casa façam o mesmo.
Faz mal carregar o celular a noite toda?
Quanto a prejudicar a bateria, com as novas tecnologias de baterias de íon de lítio, o impacto sobre a qualidade da bateria é mínimo, e levaria anos de mau uso para afetá-la. O risco de o celular explodir durante a noite é improvável, de acordo com o pesquisador.
Como carregar o aparelho de forma segura
Existem algumas formas seguras de carregar o celular para evitar danos à bateria e minimizar os riscos de incêndio ou explosão. Primeiramente, é importante utilizar o carregador original do celular ou um modelo de qualidade equivalente. Dessa forma, evite comprar carregadores genéricos de baixa qualidade, pois eles podem causar danos à bateria ou até mesmo iniciar um incêndio.
Também é recomendável não carregar o celular em ambientes muito quentes ou úmidos, e não deixá-lo carregando por um período prolongado após atingir 100% de carga. Além disso, é importante não utilizar o celular enquanto estiver carregando e evitar deixá-lo em superfícies inflamáveis durante o processo de carregamento.
Conteúdo originalmente publicado no Portal Concursos, hospedado no R7