Elmano convoca 600 aprovados da Funsaúde mas diz que dinheiro para pagar piso da enfermagem é ‘insuficiente’

compartilhar no:
Elmano em Brasilia, afirmou que valor destinado pelo Governo Federal para garantir piso da enfermagem é insuficiente (Foto: reprodução redes sociais)

No mesmo dia em que divulgou a convocação de 600 profissionais aprovados no último concurso da Funsaúde, o governador do Ceará Elmano de Freitas disse estar ‘preocupado’ com o pagamento do piso da enfermagem, porque o dinheiro enviado pelo Governo Federal é “insuficiente”, nas palavras do petista.

Elmano deu a declaração em Brasília, onde participu nesta quarta-feira (24) de um Fórum com governadores do Brasil. Como pertence ao mesmo partido de Lula, Elmano foi suave em suas colocações, mas ponderou que o dinheiro enviado pelo Governo Federal, pode não ser suficiente para pagar o piso da enfermagem.

“Há uma preocupação dos governadores que, a princípio, o valor repassado pelo Governo Federal não é suficiente para cobrir todas as despesas do piso da enfermagem dos nossos estados”, afirmou ao governador em entrevista ao jornal Diário do Nordeste.

Convocação

No mesmo dia em que deu essa declaração, Elmano tomou uma decisão que embora seja louvável para alguns, pareceu contraditória para outros: ele anunciou a convocação imediata de 600 profissionais aprovados no concurso da Funsaúde. A nomeação saiu em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) de quarta.

O que muitos questionaram era como o governador tinha ciência que poderia não ser possível pagar o piso da enfermagem, e ainda assim convocar novos profissionais. “”Desejo boa sorte e ótimo trabalho a todas e a todos!”, disse Elmano de Freitas.

O colunista do Diário do Nordeste, Inácio Aguiar, apurou que até o final do ano outras duas chamadas de uma nova leva de concursados deve acontecer, outros 600 em setembro e mais 800 em dezembro.