Quixadá: Equipes do batalhão do Corpo de Bombeiros de Quixadá realizaram no alude Cedro, o mais antigo reservatório para combate a seca do Brasil, um treinamento para aperfeiçoar o preparo técnico dos profissionais em ocasiões em que eles precisem atuar em situações de resgate na água.
A ação ocorreu na terça-feira (16). Três equipes receberam orientações sobre prática de manutenção de primeito escalão em motor de embarcação, teoria de pilotagem de bote e escaler e prática de pilotagem de embarcação em bote.
De acordo com o tenente-coronel José Alexandre Silva Júnior, “os expedientes gerais do BCIF tem como prioridade instrução técnica”. Ainda que sejam atuantes do Batalhão de Combate a Incêndio Florestal, que é o tipo de ocorrência que mais demandam chamados nesta região, os Bombeiros de Quixadá receberam orientações sobre novas técnicas de atuação, como as que são usadas para salvar pessoas vítimas na água.
As ocorrências por afogamento foram uma das que mais cresceram este ano. De acordo com dados do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) 249 banhistas foram resgatados nos primeiros quatro meses deste ano.
O número é superior à quantidade geral de salvamentos realizados no mesmo período de 2022 e 2021, onde foram salvos 221 e 75 banhistas de afogamentos, respectivamente.