Sobe para nove número de detidos por suspeita de divulgar informações falsas de ataques às escolas

compartilhar no:
Equipes da Seduc e da SSPDS estão se reunindo para traçar medidas de combate às falsas informações (Foto: SSPDS)

Já chega a nove o número de suspeitos que foram conduzidos a delegacias da Polícia Civil, por suspeitas de envolvimento em disseminação de informações falsas sobre ataques às escolas no Ceará. O dado foi confirmado pela Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS-CE).

Uma das pessoas conduzidas é um adulto de 21 anos, que foi preso em flagrante, no município de Pacatuba, por armazenar pornografia infantil e é investigado por ameaçar escola. Um adolescente, de 16 anos, foi apreendido em flagrante por um Ato Infracional análogo ao crime de ameaça, em Fortaleza.

Outro adolescente de 14 anos foi apreendido por um Ato Infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio, no município de Farias Brito. Mais um adolescente de 16 anos também foi apreendido por divulgar fake news, em Tianguá.

Com relação às outras cinco pessoas – uma criança de 11 anos, três adolescentes de 12, 14, 15, e um adulto de 21 anos -, foram registrados cinco Boletins de Ocorrência.

Os celulares dos envolvidos foram apreendidos e os conteúdos estão sendo investigados pelas equipes da Polícia Civil.

Com o trabalho de inteligência e investigação, que vem sendo realizado de forma conjunta pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS e pelo Departamento de Inteligência Policial (DIP), 31 perfis em mídias sociais estão sendo monitorados. Destes, 18 autorias já foram identificados.