Excelência no Ensino: UniCatólica se mantém como a melhor IES do interior e a segunda do Ceará

compartilhar no:
Ano após ano a UniCatólica tem melhorado seus índices no IGC contínuo. Foto: divulgação

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram no último dia 28 de março, os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) e do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) relativos ao ano de 2021. O IGC é o principal indicador oficial do MEC referente à qualidade de uma instituição de ensino superior, enquanto o CPC é o principal indicador de qualidade dos cursos de graduação.

Em uma escala que vai de 1 a 5, a UniCatólica consecutivamente atingiu a faixa de excelência do IGC, com nota 4, o que posiciona o Centro Universitário como a segunda melhor Instituição de Ensino Superior privada e sem fins lucrativos do Ceará e a primeira do interior do Estado.

Com relação ao CPC, o desempenho dos cursos da UniCatólica avaliados foi também muito bom, com destaque para o curso de Filosofia, que alcançou conceito 4, posicionando-se como o primeiro e mais bem avaliado nas regiões do Norte e Nordeste do Brasil e o curso de Educação Física, também com conceito 4, tornando-se o curso com a melhor avaliação no interior do Ceará, ocupando o 1º lugar no ranking.

O Reitor da UniCatólica, Prof. Marcos James, destaca a atuação conjunta da equipe para a obtenção do resultado, “A coroação da UniCatólica com IGC 4 e dos cursos de filosofia e educação física também com conceito 4, é um reconhecimento do Ministério da Educação quanto a nossa excelência e contribuição para a educação superior do Ceará. Esse resultado é fruto de um trabalho árduo, sério e de qualidade, que todo o time da UniCatólica diuturnamente se debruça para ofertar, seja para nossos alunos, seja para a comunidade que tanto se beneficia de nossos serviços. Continuaremos trabalhando para entregar ensino de excelência e, consequentemente, contribuindo para a formação e transformação de nossos acadêmicos e da região na qual estamos orgulhosamente enraizados.”

Ano após ano a UniCatólica tem melhorado seus índices no IGC contínuo. Em 2019, ano do último resultado, a IES posicionava-se no 16° lugar no Nordeste. Com o novo parecer, a pioneira do Sertão Central entra no Top 10 das melhores IES do Nordeste, dentre as instituições privadas sem fins lucrativos.

Destaque Nacional e Estadual

Do total de 2.012 instituições que participaram desta edição, 87% são privadas e 13%, públicas. A maioria (71,4%) é composta por faculdades, seguida dos centros universitários (16,5%) e as universidades (10,1%).

As Instituições de Ensino sem fins lucrativos somam-se em 752 em todo o Brasil, a avaliação concentrou-se na faixa/conceito 3, abarcando mais da metade das instituições avaliadas (62,9%) no IGC. Apenas 176 atingiram o conceito 4, o que representa 23,4%. No Brasil, apenas 17 IES sem fins lucrativos alcançaram nota 5 (2,2%). No Ceará, apenas a Universidade de Fortaleza e a UniCatólica, obtiveram conceito 4, obtendo o primeiro e o segundo lugar no ranking, respectivamente.