Dia do Trabalho cai na segunda-feira e cearense terá mais um feriadão prolongado

compartilhar no:
O próximo feriadão será o de Natal, que cai também numa segunda (Foto: Lifemoment/Canva)

Rede, sombra e água fresca: depois do feriadão de Tiradentes, comemorado na sexta-feira (21) passada, muita gente talvez nem esteja lembrando, mas tem mais um feriado prolongado vindo aí: vai ser na próxima segunda-feira (1°), data em que se comemora o dia do Trabalho. Com isso o cearense vai ter mais um fim de semana ‘esticado’.

A data é feriado nacional, o que garante o direito de folga a todos os trabalhadores, sejam eles do serviço público contratado, efetivo, e mesmo da esfera particular. Os feriados nacionais diferem dos pontos facultativos, onde a dispensa do colaborador fica facultada à decisão do empregador, como na segunda-feira de carnaval.

O feriadão do trabalho é o penúltimo de 2023 nestas condições, quando a data da folga cai em uma sexta ou numa segunda, tornando o fim de semana mais longo. O próximo nesta modalidade será o de 25 de dezembro, data em que se comemora o Natal, que conforme o calendário deste ano, cai numa segunda-feira.

Para este ano, outros quatro feriados ainda estão por vir, dois deles caem numa quinta-feira, facilitando a manobra de prefeituras e estado ‘imprensar’ a sexta, ou seja, dispensar o empregado da obrigatoriedade do trabalho: será o do sete de setebro, o 12 de outubro, dia das crianças, e o dois de novembro, data de finados. Em novebro há ainda outro feriado, o da proclamação da república, mas este cai numa quarta-feira.