Prefeitura de Pedra Branca alerta que barragem pode arrombar e pede que moradores deixem áreas de risco

compartilhar no:
Barragem corre risco de arrombar com fortes chuvas (Foto: reprodução whatsapp)

Região Central: A prefeitura de Pedra Branca emitiu um alerta pedindo que moradores e famílias de ao menos três comunidades, deixem suas casas e procurem um abrigo seguro, após avaliar que a barragem do Quati está sob suspeita de arrombamento.

Passava das dez da noite quando a informação foi oficializada pela Prefeitura de Pedra Branca. O prefeito Matheus Góis, que está em Brasília onde cumpre agenda institucional, também repostou o alerta em suas redes sociais. Pela manhã desta quarta-feira (29), a gestão do município junto a Defesa Civil devem auxiliar na ação de desalojamento dos moradores.

De acordo com a nota estão sob risco as comunidades ribeirinhas dos sítios Ouro, Manoel José, Volta, além do distrito de Mineirolândia. “Estamos tomando as providências para evitar esse dano, mas devido às forças da natureza não podemos garantir uma total segurança neste momento”, afirma a nota.

A barragem do Quati não é um açude oficial monitorado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), mas devido às fortes chuvas que caem na região Central, o grande aporte registrado nestes açudes pode colocar suas estruturas sob risco, como aconteceu em outros municípios como Milhã.

Ação semelhante a do município de Pedra Branca foi tomada nesta terça-feira (28) pelo prefeito de MIlhã, Alan Macedo. No início do dia a Prefeitura havia solicitado que moradores próximo a área do Açude Zé Gato deixassem suas casas porque o reservatório corria risco de arrombamento. No telejornal CE TV 1, Alan disse que a evacuação não era mais necessária e que não havia risco de rompimento.