Natural de Quixadá, Procurador de Justiça do Tocantins é encontrado morto dentro de casa

compartilhar no:
Procurador de Justiça, José Maria, é encontrado morto dentro de casa, em Palmas. Foto: Ronaldo Mitt/MPE

O procurador de Justiça do estado do Tocantins, José Maria da Silva Júnior, de 57 anos, que era natural de Quixadá, foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (9) dentro de sua casa. A morte foi confirmada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO).

Não se sabe ainda as causas da morte. A Polícia Militar do estado ainda não se manifestou sobre o achado do corpo do profissional de Justiça. José Maria era casado com a arquiteta Fernanda Prado e pai de duas filhas.

Nascido no município de Quixadá, tinha graduação em direito pela Universidade Católica de Goiás (UCG) sendo formado no ano de 1989.

Militava na área de direito ambiental, onde acabou firmando sua mais expressiva marca profissional.

Era titular da 10ª Procuradoria de Justiça e acumulava os cargos de coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) e da Força-Tarefa Ambiental do MPTO.

José Maria ingressou na instituição em 1992, onde atuou como promotor de Justiça nas comarcas de Palmeirópolis, Paranã, Dianópolis e na Promotoria Ambiental da Capital. Em 2011, foi promovido por merecimento ao cargo de procurador de Justiça.

Ele ainda ocupou diversos cargos, dentre os quais, o de coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf), subprocurador-geral de Justiça e de corregedor-geral do Ministério Público do Tocantins (MPTO). Também foi presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP) e membro da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).

“Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares pela grande perda. Seu nome ficará marcado em nossas vidas e será lembrado com carinho por todos nós”, disse o MPTO em nota.