Defesa Civil atesta estado de emergência em dez municípios do Ceará por conta das chuvas

compartilhar no:
Em cidades como Aratuba os deslizamentos de terra fizeram áreas serem isoladas (Foto: Corpo de Bombeiros)

Por conta das chuvas intensas que banham algumas regiões do Ceará, a Defesa Civil já reconheceu situação de emergência em pelo menos dez municípios. Nenhum deles está na região do Sertão Central.

As cidades enfrentam problemas por conta do grande volume das chuvas dos últimos dias, tanto em regiões urbanas como em localidades da zona rural. São elas: Altaneira, Antonina do Norte, Aratuba, Guaramiranga, Pacatuba, Caucaia, Itapipoca, Itapajé e Uruburetama.

O órgão esclareceu que realizou visita a estes municípios e em articulação com outros órgãos estaduais e municipais, atividades de interação com os gabinetes municipais de gerenciamento de crises; Inspeções em áreas de risco; apoio à decretação de situação de emergência e apoio à elaboração de planos de assistência e restabelecimento da situação de normalidade.

Alguns municípios tiveram a situação crítica reconhecida por toda a população cearense, em função dos desastres causados e que repercutiram em todo o estado. É o caso de Aratuba, onde um deslizamento de terra matou três pessoas, incluindo duas crianças. Em Pacatuba ruas ficaram alagadas depois que um açude atingiu sua capacidade máxima.

Em Aratuba, Itapipopca e Uruburetama 250 famílias foram removidas de área consideradas de risco, pelos agentes da Defesa Civil. De acordo com o Governo do Estado elas foram realicadas para hotéis, pousadas e estão com a estadia pagas pelo Estado até que uma nova moradia seja providenciada.