Chuvas garantem recarga de 400 milhões de metros cúbicos ao açude Pedras Brancas

compartilhar no:
Reservatório que abastece quixadá teve bons aportes no fim de semana (Foto: Neném da Pedras Brancas/arquivo pessoal/Facebook)

Quixadá: As chuvas começam a mostrar seus primeiros resultados nos açudes. Muitos já estão sangrando e outros, que embora ainda não estejam vertendo água, já apresentam um percentual de acúmulo satisfatório. É o caso do Pedras Brancas, responsável pelo abastecimento de Quixadá.

De acordo com os dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), somente no último fim de semana, o açude ganhou um aporte de 400 milhões de metros cúbicos de água. Em termos percentuais, isso significa 4,97% a mais de volume de hectômetros por metros cúbicos.

Na última quinta-feira (16), o reservatório possuía 6,28% de acumulado. No último domingo esse percentual chegou a 7,37%, fazendo a cota do Pedras Brancas chegar à margem de 113,80 metros de acumulado.

As chuvas tem alterado positivamente o cenário hidrográfico em muitas bacias. Na semana passada as precipitações na região Sul do estado fizeram o Rio Salgado correr com intensidade, levando bons volumes ao Castanhão, maior reservatório do Ceará.

Atualmente a Bacia do Banabuiú, que possui mais de 20 açudes e onde está inserido o Pedras Brancas, armazena 11,56% de acumulado. Os dados foram atualizados até este domingo (19). Em todo o estado o volume acumulado nos 156 açudes administrados pela Cogerh chega a 33,3%.