Chuva de quase 80 mm em Banabuiú alaga casas, derruba muro de escola e deixa comunidades ilhadas

compartilhar no:
Ruas ficaram alagadas e trouxe transtornos aos moradores (Foto: reprodução whatsapp) de

Região Central: Poucas vezes na história do pequeno município de Banabuiú, houve uma chuva tão forte que trouxesse tantos problemas. Casas, ruas e bairros ficaram alagadas, complicando a vida de moradores. O muro de uma escola caiu e em comunidades da zona rural, trechos ficaram alagados e algumas regiões ilhadas.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nas últimas 24 horas, choveu 77 mm no município, o suficiente para trazer uma série de problemas. A principal reclamação foi de bairros que ficaram tomados pela água. Em alguns trechos o fluxo de veículos e pedestres ficou impossível.

O Revista Central mostrou, ontem, um vídeo em que uma moradora, mostra a casa completamente alagada. Móveis e eletrodomésticos foram danificados. Nos comentários, vários seguidores de Banabuiú também confirmaram que a água invadiu as residências e até estabelecimentos comerciais. Fotos e vídeos de pessoas retirando água das casas e desobstruindo vias para evitar o acúmulo da água, se espalharam pelas redes.

No final da tarde, no bairro Conjunto Esperança, o muro de uma escola municipal de tempo integral cedeu com a força da chuva. Em nota a prefeitura de Banabuiú disse que as aulas estão suspensas até quinta-feira (16). Uma equipe técnica vai fazer uma vistoria no local mas, de acordo com a prefeitura,salas de aula e o restante da estrutura da escola não foram comprometidos.

Alunos e professores de comunidades da zona rural enfrentaram problemas pra voltar das aulas no final da tarde. Riachos e pequenos açudes encheram até transbordar, tomando as passagens que existem naquelas localidades. Em alguns pontos, moradores ficaram ilhados. No distrito de Barra do Sitiá a principal rua ficou completamente tomada pela água.

Nas redes sociais, moradores de Banabuiú relataram que poucas vezes viram relatos de quem teve que enfrentar problemas por conta da chuva. De acordo com a Funceme, para esta quarta a tendência é de chuvas em todas as macrorregiões do estado, com os maiores acumulados esperados para o sul, oeste e faixa litorânea do Ceará.