Açude Patu, em Senador Pompeu, deve soltar 130 litros por segundo para abastecer Milhã

compartilhar no:

 

Reservatório deve terminar o período de alocação de água com volume próximo dos 50% (Foto: reprodução)

Região Central: Membros do Comitê Gestor da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), decidiram que o açude Patu, em Senador Pompeu, deverá garantir o abastecimento de Milhã com uma alocação de água, caso não haja recarga nos reservatórios do município.

A decisão foi deliberada durante encontro com membros do Comitê do Açude Patu, na última semana, por meio de videoconferência. A Operação Emergencial 2023.1 decidiu que o açude deverá liberar o equivalente a 130 litros de água por segundo.

De acordo com a Cogerh, essa vazão se somará a mais 45 litros por segundo que serão captados por sistema da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) de Senador Pompeu, e outros cinco litros para uso difusos, por segundo.

No encontro, a coordenadora do Núcleo de Gestão Participativa, Dayana Magalhães, deixou claro que a liberação da água ocorreria condicionada à necessidade do município, caso não haja aportes até Abril nos açudes que abastecem Milhã atualmente. Ou seja, caso haja registro de chuvas que garantam aporte ao açude, a vazão da água seria novamente reavaliada.

Atualmente, o Patu está com volume de 35,7 milhões de m³, correspondendo a 54,9% da sua capacidade máxima. As simulações indicam que ao final da operação o açude se encontrará com 49,8%.