Todos os municípios do Ceará estão sob alerta de perigo, com risco de ventos e chuvas fortes

compartilhar no:
Todos os municípios do Ceará estão sob alerta (Foto: Arquivo RC)

Municípios de todas as regiões do Ceará, incluindo todos os 19 que formam a região do Sertão Central, estão sob alerta de perigo potencial emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do Governo Federal que emite avisos sobre o clima e o tempo no país.

Isso quer dizer que poderá chover forte, com ventanias e rajadas, e esse cenário trazer riscos como queda de energia e desabamento de árvores. O aviso do Inmet começa a valer das 10h da manhã desta terça-feira (14) e segue válido até às 10h desta quarta-feira (15), podendo ser renovado a depender dos fatores do clima.

Os graus de perigo por conta de fortes chuvas do Inmet são informados em três graus: 1, 2 e 3. O Grau 1, que é onde se encontra os municípios da região Centro, prevê chuva de até 50 mm/dia, ventos intensos que podem chegar a 60 km/h). Além disso há risco que corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, embora em condições e proporções baixas.

O Inmet ainda orienta quem caso de rajadas de vento deve se evitar abrigo debaixo de árvores, em função dos riscos de problemas que podem ser ocasionados envolvendo descargas elétricas, e pede também que a população não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.