Terremoto deixa mais de 1.700 mortos na Turquia, mas número de vítimas deve subir

compartilhar no:
O tremor deixou mais de 5 mil feridos e milhares estão desaparecidos (foto: Instagram IG)

Dois terremotos atingiram a Turquia e a Síria na madrugada desta segunda-feira (6), pelo horário de Brasília, e deixaram pelo menos 1.700 mortos e mais de 5 mil feridos. Existem outras milhares de pessoas desaparecidas, portanto, o número de vítimas deve sofrer atualizações e aumentar.

O primeiro grande abalo sísmico atingiu 7,8 graus na Escala Richter em em Kahramanmaras, região central da Turquia. O terremoto gerou outras réplicas e conforme as agências de notícias pelo menos outros 50 abalos já foram notificados, um deles de 7,7 graus na Escala.

Era cinco da tarde na Turquia quando o país começou a tremer. Vários prédios desabaram e mais de 3 mil prédios, até o momento, estão comprometidos e correm o risco de desmoronar, conforme a contagem das agências de defesa do país.

A magnitude do tremor foi considerada alta na Escala Richter, que vai de 0 a 9, mas o principal fator de destruição do terremoto se deu porque ele ocorreu muito próximo do solo, há apenas 10 km abaixo da superfície.

Vários outros países, como a Síria, sentiram o impacto e também registraram mortos. O tremor também foi sentido em Israel, Chipre e no Líbano. Esse é o pior tremor de terra na região dede 1993.