Mais de 130 mil turistas devem passar pelo Ceará no Carnaval 2023, estima Setur

compartilhar no:
Foliões devem lotar os pontos turísticos do Ceará e incrementar a economia (Foto: Prefeitura de Aracati)

A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) está projetando que 133 mil turistas passem pelo Ceará durante os quatro dias de carnaval deste ano. Caso essa projeção se confirme, a pasta prevê um incremento na economia do Estado com um aumento de quase 19% no número de foliões de outros lugares que virão para terras cearenses.

Conforme a Setur, o feriadão do Carnaval deve resultar em números positivos, uma vez que depois de dois anos, órgãos municipais e estaduais estão provendo recursos para realizar eventos. Antes, essas festas estavam suspensas por conta do período de pandemia.

O impacto deve ser de R$ 292,5 milhões de receita direta em toda cadeia produtiva do turismo, o que deve representar um crescimento de 41,2% em relação ao mesmo período de 2022.

De acordo com o Departamento de Estudos e Pesquisas da pasta, cerca de 57.172 famílias que irão desembarcar no Ceará para aproveitar o feriado de Carnaval devem se hospedar e permanecer na capital para aproveitar a programação carnavalesca e cultural.

A ocupação da rede deve atingir 87,1%, distribuída em flats (89,3%), seguida por hotéis (88,5%), albergues (81,7%) e pousadas (78,4%). O levantamento identificou ainda que, em boa parte dos flats e hotéis, as taxas de ocupação podem chegar a 100%.

Em todo o Ceará, folia é o que não vai faltar. Mas em relação aos locais mais buscados, Jericoacoara lidera o ranking, com 96,6% da preferência dos turistas, seguida por Guaramiranga, com 93,3%, Canoa Quebrada (90,5%), Cumbuco (89,5%), Flecheiras/Mundaú (88,2%), Porto das Dunas (88,1%) e Praia das Fontes/Morro Branco (82,5%).