Homem acusado de chacina em Quixeramobim que fugiu da viatura da Polícia, planejava matança em Horizonte, diz Polícia

compartilhar no:
Mucuim foi preso com fuzil no último dia 18 de janeiro (Foto: divulgação SSPDS)

O homem que ficou conhecido como pistoleiro do Sertão Central, condenado por uma chacina em Quixeramobim e que fugiu do carro da Polícia quando voltava da audiência, planejava uma nova chacina em um outro município do Ceará. A razão, de acordo com o setor de inteligência da Polícia Civil, seria para tomar a área do tráfico.

As informações foram obtidas e divulgadas pelo jornal Diário do Nordeste. Izaías Maciel da Costa, apelidado de ‘Mucuim’, tinha planos de matar membros de uma facção rival no município de Horizonte, para que a área ficasse livre e ele pudesse dominar a região, conforme apontam os relatórios.

Ele foi capturado no último dia 18 de janeiro com um fuzil calibre 5.56, dias pistolas, munições e dois carros, que conforme a Polícia Civil, também deveriam ser usados no dia da ação para dar cobertura aos que planejavam o crime. Mucuin, conforme a Polícia, é apontado como chefe de uma nova facção, por isso pretendia dominar a região do Horizonte.

“Izaías Maciel comprou dois carros roubados, também apreendido nos autos, para que no dia 18/01/2022, dia de sua prisão em flagrante delito, iniciasse uma nova chacina pelos bairros de Horizonte, como fim de expulsar a organização criminosa rival”, aponta o Relatório da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).

Izaías Maciel da Costa é condenado, junto com Francisco Fábio Aragão da Silva e Mateus Fernandes de Sousa, por uma chacina em julho de 2018, que deixou três mulheres e um homem mortos no assentamento Santa Tereza, em Quixeramobim. Por conta do crime, ele ficou conhecido como Pistoleiro do Sertão Central.

Izaías fugiu da viatura em novembro do ano passado, quando voltava da audiência em uma viatura da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). No último dia 18, ele foi capturado na casa do seu irmão, em Horizonte. De acordo com a Polícia, ele já pertenceu antes à facção criminosa que domina o município, mas agora pretendia exterminar os líderes para dominar a região.