EDITORIAL: Depois de dois anos sem carnaval, precisamos de uma festa com paz.

compartilhar no:
Milhares de pessoas no corredor da folia de Banabuiú, em 2019 (Foto: reprodução Ascom)

Raras vezes o Revista Central se põe a emitir opiniões. Aqui fazemos jornalismo sem juízo de valor, e acreditamos que nosso papel é simplesmente fornecer fatos e versões, deixando que o leitor forme sua própria opinião. Mas o assunto carnaval nos obriga, movidos pela boa ação e vontade, a fazer alertas que são válidos.

A festa é a data do calendário que tradicionalmente mais atrai público. Por isso mesmo, as cidades fervem de gente, as estradas ficam pequenas pra tanto carro, e os comércios faturam como poucas vezes no ano.

A sede de brincar carnaval se justifica pelo ritmo de vida do brasileiro. É compreensível que quem julgue trabalhar tanto, mereça seus dias para fugir da rotina, brincar e se esbaldar. Mas é preciso ter consciência.

Sem responsabilidade as brincadeiras podem se transformar em fatalidades, e a festa vira palco da desgraça e dos acidentes. A sociedade como um todo está naturalmente sedenta, porque nos últimos dois anos, a maior folia do país precisou ser interrompida por conta dos cuidados com a pandemia.

Essa expectativa alimenta uma sede que, em muitos, se converte em atitudes de pular carnaval como se não houvesse amanhã. Entende-se por esse termo, brincar sem responsabilidade, ser imprudente, inconsequente e agir com violência.

Nosso editorial é tão somente para reforçar um pedido também tradicional: brinque na paz. Se for viajar, pegue a estrada com cuidado, use o cinto e verifique seu carro. Se for beber, saiba a hora de começar e a de parar, seu corpo é uma máquina que, como todas as outras, quando é exigida em excesso, uma hora para.

Se for para a folia, vá livre de ódio, de rancor e de vingança. Seja respeitoso com as diferenças de gênero e de pensamento. O carnaval foi pensado para ser um momento de folia, e não de brigas. A violência faz vítimas as vezes sem nenhum envolvimento que estava na hora errada, no momento errado. Além do mais, tomado pelo impulso do álcool, muitas vezes você é capaz de fazer coisas que jamais faria em consciência. Portanto, beba com moderação.

Desejamos que seu carnaval seja, realmente, uma festa com brilho e alegria, e que esse momento tão esperado não seja ofuscado por uma fumaça negra de tristeza. Carnaval é feito para pessoas de bem, quem sai de casa premeditado ao mau, não merece sequer estar do seu lado.

Os editores