Programa que oferece cirurgias de catarata em Banabuiú realiza quase 100 novos procedimentos

compartilhar no:
Além de catarata, programa oferece de forma gratuita cirurgia de pterígio (Foto: Ascom Banabuiú)

Região Central: A Secretaria de Saúde do município de Banabuiú, realizou uma segunda edição do multirão de cirurgias para correção de catarata e pterígio, para moradores do município. O procedimento foi gratuito.

Denominado Foco no Olhar o programa realizou mais de 90 procedimentos na última semana, como parte das ações em alusão à semana de aniversário de emancipação política de Banabuiú. De acordo com a assessoria de comunicação do município esta foi a segunda edição. Se considerado os números da primeira, realizado em setembro do ano passado, Banabuiú já ofereceu cerca de 180 cirurgias.

Edinho, Arimatéia e comitiva, acompanharam o programa (Fotos: Rennan Uchôa)

Custeado pelo próprio município, o programa visa a diminuição das filas de espera de cirurgias oftalmológicas que a Central de Regulação Ambulatorial do município possui. É um grande investimento que mostra a saúde financeira do município que desenvolve diversos programas nos mais diversos setores.

Os procedimentos foram realizados no Hospital Municipal Senador Carlos Jereissati. O prefeito Edinho Nobre, o vice, Dr. Arimatéa, e o secretário de saúde de Banabuiú, Weyber Nobre, acompanharam o multirão. “O objetivo é diminuir e até mesmo zerar essa demanda de cirurgias oftalmológicas em nossa Central de Regulação”, pontuou Weyber.

Segundo Edinho Nobre em 2023 a gestão deve realizar pelo menos outros dois mutirões. “É gratificante ouvir os depoimentos de pessoas que passam e que irão passar por essas cirurgias. A visão é um bem tão precioso e que precisamos cuidar com muita atenção. Este mutirão necessita de um investimento de cerca de 70 mil reais, mas que gera uma grande melhoria de vida.”.