Profeta de Quixadá diz que ‘chuva da boa’ começaria no dia 18 de janeiro e acerta previsão

compartilhar no:
Josué Viana é um dos mais antigos profetas de Quixadá que criou data para início das chuvas e acertou. (Foto: reprodução TV Globo)

Quixadá: Teve profeta da chuva que cravou a data para o início do inverno no Ceará e acertou, mostrando que as previsões feita pelos observadores da natureza que se reúnem anualmente em Quixadá, não deve ser subestimada ou desprezada em função do avanço da ciência com estimativas do tempo cada vez mais precisas.

Antônio Josué Viana, um dos mais antigos profetas da chuva do Ceará e natural de Quixadá, disse no encontro realizado no último fim de semana no IFCE de Quixadá, que as chuvas começariam no dia 18 deste mês. “A partir do dia 18 deste mês (janeiro) nos temos o começo do inverno dentro do Ceará, então-se, dentro do Ceará vai ser geral”, disse Josué Viana.

Ele foi o único entre os profetas a cravar uma data exata para o início das chuvas com volume mais acentuado, marcando o período exato das precipitações características desta época do ano. “Nós vamos ter um bom inverno e daqui pro dia 18 vai ser de muita chuva no ceará, vai ser de muita água”.

Profeta Josué Viana crivou até data para o início das chuvas, conforme suas previsões (Foto: Márcio Guedes/Pref. de Quixadá)

E não é que ele acertou? Para provar isso é preciso sair do campo da sabedoria opular e enveredar pela ciência e os números: os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) mostraram que dia 18 doi o dia em que mais choveu em todo o Ceará, foram 153 municípios banhados pelas chuvas que em alguns distritos e localidades, ultrapassaram a marca de 100 mm.

Desde que começaram as chuvas em janeiro, o dia 18 foi o que teve o maior número de municípios banhado pelas águas, e também o dia em que as precipitações tiveram os maiores acumulados registrados, indo de encontro ao que Josué Viana previu no encontro dos profetas.

Para cravar seus estudos, Josué observou cada mínimo detalhe da natureza, como o movimento das formigas. “Elas põe a terra para limpar a morada delas, para encher, para que dê para atravessar o inverno… E vai ter um ‘invernão’ bom”. Mas não é só isso: ele também olha para o céu e tenta entender o que dizem os astros para prever se vai ou não ter chuva em 2023.

“O que eu vi pelas naturezas e pelos astros é que as barras foram muito boas”. No encontro ele até mostrou fotos para exemplificar e tornar ainda mais claro, como deveriam ser as chuvas deste primeiro mês do ano. “O mês de janeiro a chuvada vai ser assim, espacial. Em fevereiro vai ser uma parte muito boa”, garantiu Josué.

Na edição deste ano, houveram divergências entre os profetas que participaram do evento, em relação a datas e períodos, mas a grande maioria, assim como seu Josué, garantem que em 2023 vai vir muita água para garantir a alegria do sertão e do sertanejo.