Pipeiros retomam operação Carro Pipa em Quixadá e outros 12 municípios da região

compartilhar no:
Retorno da operação garante abastecimento a 13 municípios do sertão Central (Foto: Defesa Civil)

Região Central: Pieiros responsáveis pelo abastecimento de comunidades de Quixadá, que são atendidas pela Operação Carro Pipa, voltaram ao trabalho nesta quarta-feira (11). A informação foi confirmada ao Revista Central por Eduardo Aragão, presidente do sindicato dos pipeiros do Ceará.

“A operação voltou hoje naqueles locais que estavam parados”, informou Eduardo. Ele se refere ao total de 29 municípios do Ceará que estavam com a Operação suspensa porque o Exército Brasileiro não pagava aos motoristas dos caminhoes pipa, os salários dos meses de outubro e novembro. A interrupção no abastecimento ocorreu porque os pipeiros não tinham garantias nem previsão de quando os valores cairiam nas contas.

Entre os 29 municípios do estado que tiveram a Operação suspensa, estavam Quixadá e outros 12 municípios do Sertão Central. São eles: Boa Viagem, Canindé, Choró, Caridade, Deputado Irapuan Pinheiro, Itatira, Madalena, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Quixeramobim e Solonópole. Conforme o balanço da Operação 45.808 pessoas nestes 13 municípios só possuem água potável porque são abastecidas pelos caminhões pipa.

Mas, conforme Eduardo Aragão, os pipeiros retomaram o trabalho nesta quarta. Eles receberam uma nova promessa de que o dinheiro referente ao trabalho do mês de novembro do ano passado, cairia nas contas até o dia 20 de janeiro. O pagamento de dezembro ainda não tem previsão de quando deve ser feito, mesmo assim, os caminhões vão continuar o trabalho de abastecimento.

Com a promessa de pagamento, cerca de 133 mil pessoas de todos os municípios do Ceará que atualmente só possuem a garantia de abastecimento graças ao Carro Pipa, voltam a ter água de qualidade para atender as necessidades pessoais.