Ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques, deixa cargo na Prefeitura de Fortaleza

compartilhar no:
José Sarto assina nomeação de Ilário Marques para gestão da SDHDS de Fortaleza. — Foto: Marcos Moura/Prefeitura de Fortaleza/Reprodução

Quixadá: o ex-prefeito de Quixadá e maior voz da corrente petista do município, Ilário Marques, não responde mais pela Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Fortaleza. Ele mesmo comunicou o desligamento do cargo, por meio de um texto na manhã desta terça-feira (3), em suas redes sociais.

“Gostaria de agradecer publicamente ao prefeito @sarto12, pela oportunidade de nestes quase 12 meses, conduzir como secretário, as políticas públicas de direitos humanos e desenvolvimento social da prefeitura de Fortaleza”. Ilário Marques ainda agradeceu “a todos os profissionais e as profissionais da assistência e direitos humanos”, e afirmou que a área é “importante e essencial”.

Não ficou claro se Ilário pediu demissão ou se foi exonerado em um comum acordo administrativo com Sarto, prefeito de Fortaleza. O Revista Central procurou fontes que também não souberam detalhar essa etapa do processo de desligamento do petista da gestão da Capital.

Nos últimos dias Ilário tem compartilhado fotos de Brasília, onde grandes aliados e amigos dele estiveram no centro das atenções, como o ex-governador Camilo Santana, empossado como Ministro da Educação. Faz bem lembrar que Camilo fez questão de vir a Quixadá, participar de uma livemício de Ilário no período de sua campanha em 2020.

Guimarães, que será líder do governo no Senado, outro grande companheiro de partido de Ilário Marques, também tomou posse em Brasília nos últimos dias. Além do próprio Lula, que gravou vídeo ao petista também por ocasião de sua campanha para a Prefeitura de Quixadá, em 2020.

Uma fonte confirmou que de Brasília Ilário tem feito várias reuniões e tratativas, mas não detalhou que tipo de conversa esteve em pauta. O ex-prefeito de Quixadá teria se encontrado particularmente com Elmano Freitas, governador do Ceará, além de Camilo e Guimarães. O que conversaram, no entanto, é algo que ninguém soube dizer.

A passagem de Ilário pela Prefeitura de Fortaleza foi marcada no seu início por idas e vindas da Justiça. No final de fevereiro daquele ano, a juíza Cleiriane Lima Frota, da 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Fortaleza, tinha determinado a suspensão do ato de nomeação de Ilário. Uma semana depois a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, então presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), concedeu liminar suspendendo a decisão e Iláro foi reconduzido ao cargo.