O governador do Ceará, Elmano Freitas, voltou a prometer a construção de três novos hospitais regionais no Ceará. Ele falou sobre o assunto durante a solenidade de abertura do programa Hora de Plantas, do Governo do Estado, no município de Baturité, cidade onde nasceu.
“A secretária de saúde [Tânia Mara Coelho] sabe que ao final do governo tem três hospitais – no Crateús e Inhamuns, Centro-Sul (região do Iguatu e Acopiara) e Maciço de Baturité – para entregar e botar para funcionar para esse povo”, disse Elmano.
A promessa de construção de novos regionais no porte dos que já existes, como na região Norte, Cariri, Sertão Central e Vale do Jaguaribe, foi uma das ações de campanha de Elmano. Diferente de seu principal opositor, Roberto Cláudio, que prometia utilizar a estrutura dos hospitais que já existiam e ampliar a oferta de serviços como o tratamento oncológico, Elmano queria novos hospitais.
Numa clara sinalização às regiões onde ainda não existem os regionais, Elmano tratou de reforçar o compromisso como uma estratégia de descentralização da saúde, para tornar mais ágil e mais completo o atendimento a quem precisa.
A promessa, conforme ele mesmo sinalizou no seu discurso, é algo para longo prazo. Sua meta é terminar seu primeiro ano de governo com os três novos regionais construídos e funcionando. No que pretende fazer em Baturité, que ele chamou como um sonho da população da região, o governador disse que o equipamento deverá ter serviços de média e alta complexidade.
“Se depender deste governador, quem descer da Serra de ambulância, vai descer, em uma estrada boa, para ser atendido no Hospital Regional do Maciço de Baturité”, confirmou Elmano.