Operação Mateus, 7:15: Polícia Civil de Quixadá prende homem no Cariri que se passava por falso profeta para aplicar golpes

compartilhar no:
Itens religiosos foram apreendidos na residência do suspeito (Fotos: Polícia Civil)

Policiais civis da Delegacia Regional de Quixadá, prenderam nesta quinta-feira (29) um homem de 22 anos que se passava por falso missionário nas redes sociais, para extorquir vítimas e gravá-las em cenas de atos sexuais. O suspeito foi preso em Barbalha, na região do Cariri, durante uma Operação, batizada de Mateus 7:15.

De acordo com a Polícia Civil o homem utilizava contas falsas em nomes de padres, pastores, missionários e organizações religiosas, para chegar às vítimas cometer os crimes. O nome da operação é uma referência ao trecho da Bíblia do livro de Mateus. A passagem no capítulo 7 e versículo 15 diz: “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm até vós vestidos de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes”.

Na residência do suspeito foram encontrados celulares, chips, além de diversos itens religiosos como imagens sacras, bíblia e escapulários, um dos símbolos de referência aos devotos consagrados pela comunidade católica Shallom. João Alberto, delegado titular da Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) de Quixadá, confirmou a prisão. “Ele já tem passagens pela Polícia e vinha sendo investigado por nossas equipes. Na residência foram encontrados vários itens religiosos que serão apreendidos”, disse.

A origem da investigação

Os detalhes da Operação devem ser divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Ceará, mas o Revista Central já apurou que as investigações tiveram início em agosto deste ano, depois que o homem se passou por dois profetas famosos na região do Cariri, e aplicou um golpe contra uma família em Quixadá.

Suspeito de 22 anos foi preso por equipes da DRPC de Quixadá

Segundo uma fonte informou ao site, o homem teria dito que a família quixadaense composta por quatro pessoas, tinha sido amaldiçoada por uma bruxaria. Para ficarem livres do feitiço eles teriam que ficar nus. Todos os quatro membros, entre eles dois irmãos, de 13 e 15 anos, foram filmados pelo homem.

Depois de desconfiarem de um golpe, os familiares registraram a ocorrência da DRPC de Quixadá, que passou a investigar o suspeito por meio de uma ação conjunta com equipes do Cariri e setores de inteligência da Polícia Civil e descobriu outras vítimas, que eram extorquidas e tinham que pagar ao falso profeta para que os feitiços fossem desfeitos com oração e rezas.

A equipe de João Alberto então procedeu com a investigação e pediu pela prisão preventiva do homem. Nesta quinta, a casa dele foi alvo de busca e apreensão. Ele deve ficar detido nas próximas 24 horas em um presídio onde vai aguardar por uma audiência de custódia.