Região Central: A Polícia Civil prendeu três pessoas, investigadas pela articulação de uma organização criminosa no município de Choró, durante uma operação nesta quinta-feira (1°). Dois dos três envolvidos são suspeitos de envolvimento na morte da digital influencer Kelmma Ludymilla, em abril deste ano, também em Choró. O Policiamento Ostensivo Geral (POG), Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e a Força Tática, também participaram da operação.
Intitulada de Operação Xeque-Mate, a ação foi deflagrada por equipes da Delegacia Regional de Quixadá, sob o comando do delegado titular João Alberto. Foram presos Macksuel Barros Jucá, Pedro Victor Santos Lima, vulgo colombiano, e Lucas Benício de Souza, vulgo coisa ruim. Um deles tentou fugir das equipes e se escondeu em uma caixa d’água de uma casa na Rua Isaurinha Queiroz, em Quixadá, mas terminou detido.
Leia também: Polícia Civil prende quinto suspeito de envolvimento na morte de blogueira em Choró
Jovem é executada com vários tiros em evento no município de Choró
Conforme a Polícia Civil o trio vinha sendo investigado pelo Núcleo de Inteligência desde setembro deste ano. O delegado João Alberto detalha que os presos são responsáveis pela disciplina de uma organização criminosa em Choró e pelos crimes naquela região. “Eles são os frentes com relação aos homicídios”, afirma o delegado.
Lucas Benício foi preso por matar um amigo e impedir que ele testemunhasse contra seus crimes. Conforme João Alberto o suposto amigo de Lucas estaria falando na cidade sobre os crimes que ele cometia, e então foi morto como forma de “queima de arquivo”. Com ele a Polícia Civil apreendeu uma espingarda calibre 12.
Pedro Victor e Antônio Macksuel, também apontado como traficante em Choró, foram presos por envolvimento no assassinato da blogueira Kelmma Ludymilla Silva Oliveira, de 21 anos, no dia 16 de abril deste ano. A jovem foi executada a tiros em um campo society durante um torneio. O inquérito da época apurou que Kelmma vinha sendo jurada de morte por ser parente de um integrante de uma facção rival, à qual Macksuel e Pedro Victor pertenciam.
A prisão do trio é uma continuidade das ações da Polícia Civil que no dia 16 de novembro passado, prenderam outro responsável pela morte da jovem em Choró e suspeito de envolvimento com ações criminosas, Antônio Lucas Conceição Paulo, conhecido no mundo do crime pelo apelido de ‘Flagrante‘. Ele foi detido em Maracanaú em uma ação coordenada pela Delegacia Regional de Quixadá.
O delegado João Alberto pontua que a Xeque Mate garantiu a desarticulação da organização criminosa em Choró, e acredita que a onda de violência no município a partir de agora, com a prisão dos principais responsáveis, terá uma resposta à altura. “Esses três (presos na quinta) com o preso em novembro (no município de Maracanaú), são responsáveis pela disciplina de uma facção lá na região, com as operações e as prisões, encerramos aqui uma história de violência em Choró. Agora vamos agora trabalhar pra indiciar todos nos crimes que as pessoas tinham medo de testemunhar”, afirma o delegado.