Lei que protege Monólitos de Quixadá completa 20 anos neste sábado (17) com programa na Casa De Saberes

compartilhar no:
Monólitos de Quixadá: principal característica da cidade (Foto: reprodução)

Quixadá: As formações rochosas de Quixadá podem ser um simples recurso visual, para quem passa por aqui ou para quem mora no município. Mas para ambientalistas e geógrafos elas formam um monumento natural valioso e fonte de um recurso inesgotável de riqueza ecológica.

Essa semana faz 20 anos que os monólitos quixadaenses são protegidos e tombados como uma Unidade de Conservação (UC). A data será comemorada com uma programação especial neste sábado (18), a partir das 18h, na Casa de Saberes Cego Aderaldo, que completa cinco anos de fundação em Quixadá.

Na ocasião serão assinados o Decreto de Regulamentação do Plano de Manejo da UC e a Portaria que cria Grupo de Trabalho (GT) para o projeto Geoparque Sertão Monumental. Um outro geoparque que existe no Ceará é o da Chpada do Araripe, no Cariri. Com a criação do projeto, o geoparque em Quixadá será o segundo do Ceará;

Na programação também está prevista a entrega de recursos financeiros na ordem de R$ 230 mil, provenientes de Compensação Ambiental do Ibama. O valor será utilizado pelo grupo de trabalho para fazer o monitoramento da área. Notebooks, um veículo de ronda diária e ate um drone para monitorar a área, deverão ser adquiridos.

Durante o evento, personalidades serão homenageadas: a Governadora Izolda Cela; os secretários estaduais, Artur Bruno, do Meio Ambiente; da Cultura, Fabiano Piúba; o Prefeito de Quixadá, José Ricardo Araújo Silveira; o Comandante do 1o Batalhão de Combate ao Incêndio Florestal (1o BCIF), Major João Cleiton Moreira; o Promotor de Justiça de Quixadá, Dr. Ronald Fontenele Rocha Promotor de Justiça; e o agente ambiental, Francisco Antônio dos Reis, da Associação de Catadores e Recicladores de Quixadá.

O Monumento Natural (MONA) Os Monólitos de Quixadá é uma UC de categoria Proteção Integral. Criada por meio do Decreto Nº 26.805, de 25 de outubro de 2002, tem uma área de 28.759,56 hectares.

O curral de pedras de Quixadá é conhecido como serrotes ou monólitos. Sua escala de ocorrência é considera gigantesca, o que atribui à paisagem um caráter singular, com grande destaque visual.

Os monólitos estão concentrados em mais de cinquenta elevações, conferindo à área um aspecto único no Brasil. Os Monólitos de Quixadá fazem parte da Associação Mundial de Montanhas Famosas (World Famous Mountains Association – WFMA)