Fundador da Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, morre aos 85 anos

compartilhar no:
Monsenhor Jonas Abib: percursor da renovação carismática no Brasil (Foto: arquivo Canção Nova)

O fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, 85 anos, faleceu na noite desta segunda-feira, 12 de dezembro de 2022, às 22h14, em sua residência em Cachoeira Paulista (SP).

A causa da morte do sacerdote foi insuficiência respiratória por broncoaspiração e disfagia motora.

O sacerdote estava se tratando de um mieloma desde maio de 2021 e teve complicações após passar por uma jejunostomia em um hospital da capital paulista onde estava internado desde o final de outubro. A cirurgia visava controlar os frequentes episódios de pneumonia, provocados por broncoaspiração.

O velório acontece nesta terça-feira, 13 de dezembro, e seguirá até quinta-feira, 15 de dezembro, na Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP).

Pregador internacional e referência na musicalidade católica, Monsenhor Jonas Abib, nasceu em 21 de dezembro de 1936, em Elias Fausto, São Paulo. Entrou para o seminário aos 12 anos e foi ordenado no dia 08 de dezembro de 1964 só deixou a Congregação salesiana para iniciar o trabalho com a juventude e fundar, posteriormente, a Comunidade Canção Nova, em 2 fevereiro de 1978. Em 2008 a instituição recebeu a aprovação pontifícia do Vaticano, por meio do Pontifício Conselho para os Leigos.

Arrojado no jeito de pregar e cantar, Monsenhor Jonas foi um dos grandes precursores da Renovação Carismática no Brasil e um dos primeiros sacerdotes a se aventurar na evangelização pelos meios de comunicação já na década de 80. Seu carisma e sua jovialidade arrastaram uma verdadeira geração de jovens no anseio por uma vivência radical do Evangelho.