Solonópole, Irapuan Pinheiro e Quixadá registram maiores chuvas do Sertão Central nas últimas 24 horas

compartilhar no:
Chuva alagou ruas e bairros de Solonópole (Foto: redes sociais/Hudson Nogueira)

Região Central: A chuva voltou a aparecer nesta terça-feira (29) em boa parte do Ceará e para a felicidade de quem mora no Sertão Central, as precipitações mais fortes foram no municípios da região: Quixadá, Solonópole e Deputado Irapuan Pinheiro. As informações são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A maior chuva do Ceará nas últimas 24 horas foi em Solonópole, conforme a Funceme. O município elenca a região Central. Conforme o órgão de meteorologia a chuva contabilizou 97 mm na sede do município. Em outras duas regiões de Solonópole também choveu forte: no açude Riacho do Sangue, com 65 mm e no açude Tigre, com 55 mm.

Depois das três chuvas em Solonópole, o município de Deputado Irapuan Pinheiro registrou o quarto maior acumulado da região, com 52 mm. Em seguida aparece o município de Quixadá, com 50 mm de acumulado no açude Pedras Brancas.

Pedra Branca, Banabuiú e Milhã, ainda no Sertão Central, também registraram fortes chuvas, com acumulados de 37 mm, 34 mm e 29 mm, respectivamente. Houve ainda registros de precipitações em Mombaça, Madalena, Quixeramobim, Boa Viagem, Piquet Carneiro e Ibaretama.

O boletim da Funceme se refere às 24 horas últimas, contadas das sete da manhã de terça até às sete da manhã desta quarta-feira (30). Neste período em todo o Ceará choveu em 65 municípios. A tendência é que as chuvas continuem nos próximos dias e dezembro comece com a terra molhada, um bom sinal para o sertanejo.

A Funceme chegou a emitir um aviso meteorológico, informando sobre a possibilidade de acumulado de chuvas em várias regiões do Ceará, incluindo o Sertão Central. Madalena, que teve uma das maiores chuvas da região, constava entre as cidades listadas no aviso.

Conforme o órgão de meteorologia, a tendência é que as chuvas observadas ontem continuem neste último dia de novembro, principalmente nas regiões da Ibiapaba, no Sertão Central e Inhamuns e no Cariri. Para esta quarta-feira (30) a Funceme prevê que as chuvas devem se concentrar mais ao fim do dia.

As precipitações esperadas para os próximos dias são decorrentes da circulação atmosférica, efeitos locais (temperatura, relevo e umidade), bem como do sistema de brisa. Ressalta-se que a intensidade das chuvas previstas deve variar entre fraca a moderada, ocasionalmente forte, sendo os volumes mais expressivos na madrugada de terça-feira no sul do estado.