Região Central: O primeiro fim de semana do mês de novembro reservou uma agradável surpresa para os cearenses: chuva, muita chuva. Das sete da manhã de domingo (6), até às sete da manhã desta segunda-feira (7), choveu em mais de 100 município do Ceará, e os maiores registros foram na região do Sertão Central e Vale do Jaguaribe.
As informações sobre as chuvas são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De acordo com o órgão a maior chuva do dia foi em Morada Nova, na região do Açude Cipoada, com 147.4 mm. Piquet Carneiro, na região Central, aparece em seguida, com a segunda maior chuva: 124 mm.
Quixadá teve a segunda maior chuva do Sertão Central. O pluviômetro do Centro da cidade marcou 94 mm. Mas também choveu forte em outras quatro regiões: no Açude Pedras Brancas a chuva foi de 89 mm. Na comunidade de Tapuiará a chuva rendeu 77 mm, já no Açude Cedro o acumulado foi de 60 mm.
Veja as chuvas nas demais cidades do Sertão Central:
. Quixeramobim: registros em dez diferentes pontos, o maior deles no Centro, com 87 mm
. Madalena: 71 mm
. Boa Viagem: 64 mm
. Milhã: 62 mm
. Mombaça: 75 mm
. Solonópole: 65 mm
. Senador Pompeu: 53 mm
. Banabuiú: 33 mm.
. Ibaretama: 10 mm
De acordo com a Funceme o centro-sul do Ceará, assim como a macrorregião da Ibiapaba, seguirão com condições para mais chuva até terça-feira (8), pelo menos. Nas demais áreas, as chances são menores e ainda para acumulados menos expressivos. As regiões interioranas deverão ter os maiores volumes entre a tarde e a noite desta segunda-feira (7). Já o Litoral de Fortaleza e o Maciço, por exemplo, têm tendência de registros pontuais pela manhã.