Municípios cearenses recebem cerca de R$ 8,1 milhões para perfuração de poços

compartilhar no:
Os recursos são oriundos de emendas parlamentares e da Operação Carro-Pipa, no âmbito da iniciativa Força-Tarefa das Águas. Foto: divulgação

Cerca de R$ 8,1 milhões estão sendo investidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na instalação de poços tubulares e no fornecimento de reservatórios de água no estado do Ceará. Os recursos são oriundos de emendas parlamentares e da Operação Carro-Pipa, no âmbito da iniciativa Força-Tarefa das Águas.

Estudos geofísicos para perfuração de poços foram iniciados nos municípios de Campos Sales, Potiretama, Salitre, Pereiro, Tauá e Pedra Branca; posteriormente os estudos serão realizados em Parambu, Aiuaba, Quixeramobim, Solonópole e Monsenhor Tabosa. Na sequência, a ação prevê a perfuração, a montagem e a instalação dos poços tubulares. Ao todo, 30 mil pessoas devem ser beneficiadas. Também serão perfurados três poços no município do Crato, que atenderão a dezenas de famílias nas localidades de Zabelê, Miringuiba e Lagoa Rasa.

Ainda para ampliar o acesso da população à água, foram instaladas 200 cisternas nos municípios de Tauá, Milhã, Aiuaba e Pedra Branca. Moradores de Salitre serão atendidos com outros 24 reservatórios. Cerca de mil pessoas serão beneficiadas com essa ação.

A perfuração e instalação de poços e o fornecimento de reservatórios para acúmulo de água são ações que oferecem alívio para regiões onde a falta de recursos hídricos é agravada pela estiagem prolongada. Essas tecnologias de convivência com a seca servem ao abastecimento de famílias e facilitam o desenvolvimento de atividades agrícolas, com consequente melhoria da qualidade de vida da população.