Quixadá: O titular do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Quixadá, o juiz José Hercy Ponte de Alencar, venceu as eleições para o cargo de presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM). O mandado será de três anos, contados a partir de 2023 e indo até 2025.
A votação e apuração dos votos aconteceu na sede da ACM, na Praia do Futuro, em Fortaleza. José Hercy Ponte obteve 350 dos pouco mais de 500 votos apurados na eleição. Ele disputava o cargo com o também juiz Saulo Belfort Simões, que obteve 206 votos. A posse ocorre no próximo dia 19 de dezembro.
Na internet a votação para a escolha entre as duas chapas estava aberta desde o dia 8 de novembro, ficando disponível até o dia 9. Os associados foram convocados para uma assembleia geral na última sexta-feira (11), ocasião em que houve a votação presencial e a contagem dos votos, garantindo a vitória a José Hercy.
Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (1992-1996), Especialista em Direito Público, pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (1988-1999) e Mestre em Direito, Processo e Desenvolvimento pela UNICHRISTUS (2019-2021), José Hercy Ponte exerce, desde 2013 até o presente momento, o cargo de Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).
Acumula diversas passagens por instituições de ensino em cursos de direito, promotoria em outros estados e no Sertão Central teve passagem por Canindé, onde foi nomeado por merecimento ao cargo de Juiz de Direito Titular da 2ª Vara. No ano fim do ano de 2018 foi removido por merecimento ao cargo de Juiz Titular do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Quixadá, de última entrância, onde permanece até à presente data.