‘Garigata’ do Ceará vira fenômeno na internet compartilhando beleza e o dia a dia limpando ruas

compartilhar no:
Ester Santos, a Garigata, que trabalha em Juazeiro do Norte: orgulho pela profissão (Fotos: arquivo pessoal/Instagram)

Ela virou uma febre na internet depois que todo mundo descobriu que sua profissão era a de gari das ruas de Juazeiro do Norte. Do dia pra noite Esther Santos deixou de ser vista apenas como alguém que faz a limpeza das ruas do Cariri, e passou a ser notada pela sua beleza e virou a Gagigata.

Ester Santos possui uma conta no instagram com mais de 60 mil seguidores e é por lá que costuma mostrar sua rotina de trabalho “com muito orgulho”, como ela mesma assinala. Deixar as ruas de Juazeiro limpas não é profissão de nenhum demérito. A prova está no tom que ela dá às suas postagens.

A jovem de apenas 20 anos mostra uma vida de beleza nas redes sociais

Com vassoura na mão, ao lado do carrinho de coleta ou mesmo mostrando o brasão do fardamento da empresa, para a qual presta serviço de forma terceirizada como auxiliar de limpeza para a Prefeitura de Juazeiro do Norte. “Todos os dias honro meu fardamento. Visto ele como se tivesse vestindo um manto sagrado! Trabalho com amor e alegria, comigo não tem tempo ruim”, escreve ela.

O que chamou atenção do público, não impressiona nenhum pouco Ester. Ela questiona em suas postagens, por qual razão não pode uma mulher de beleza como ela, ter a profissão de gari. Em um dos seus vídeos mais visualizados, ela aparece em imagens varrendo as ruas do Cariri na brincadeira do instagram “mostre pra todo mundo quem te sustenta”.

Com apenas 20 anos, Ester é mãe de um filho de pouco mais de um ano, e pegou a oportunidade quando se viu sem renda para cuidar da criança. Não foi motivo de tristeza nenhuma, tanto que a forma como retrata seu dia a dia mostra isso de forma muito clara. “Tenho todo prazer do mundo em mostrar”, diz Ester.

Ester ficou famosa e agora é conhecida na internet como a gari gata do Ceará

Os amigos passaram a chamar ela de Garigata e o apelido foi ficando cada vez mais popular entre a população. Nas ruas agora, ninguém se refere mais a Ester pelo nome. É por Garigata. “Quando eu estava varrendo a rua, os meninos da coleta passavam no caminhão do lixo e falavam: ‘bom dia, Garigata'”, contou ela em entrevista ao G1.

Na internet ela aparece em ensaios sensuais e de grande estilo ao lado de caminhões de coleta de lixo, e de itens que fazem parte de sua rotina de trabalho, como as vassouras. Essa semana ela passou a ser capa de sites de notícias e virou até matéria no G1, da Globo. A resposta para a fama vem com a humildade e a beleza da garigata. “Lute diariamente para que a sua capacidade se sobressaia no seu trabalho”.