Formados pela Unicatólica, irmãos de Ocara desenvolvem aplicativo para acompanhar jogos da Copa do Mundo

compartilhar no:
Jonh Vitor e Thiago Oliveira: pioneirismo na região com uso de tecnologia durante a Copa (Foto: acervo pessoal)

Mesmo quem não gosta de futebol se envolve na Copa do Mundo e acompanhar os jogos na hora certa, com o placar da rodada, vira tarefa de rotina de todo brasileiro. A dica para quem quer fazer isso de forma prática está num aplicativo feito por dois irmãos do município de Ocara. A dupla criou um app global para acompanhar a Copa e que pouco tempo depois de lançado já está entre os mais bem avaliados da PlayStore, a loja de aplicativos da gigante Google.

A ideia surgiu dos irmãos John Victor Oliveira e Thiago Oliveira, de 31 e 28 anos, respectivamente. Eles são formados pelo curso de Sistemas da Informação da Unicatólica. Batizado de BSports o aplicativo oferece comodidade ao torcedor pelas múltiplas funções que traz. “Com ele é possível ter acesso aos resultados em tempo real, tabela de jogos, classificação, notícias, escalação, artilharia, estatísticas, elencos, chaveamento, histórico, estádios e outras funcionalidades”, disse Jhon Victor.

Residentes no município de Ocara, os dois irmãos não se limitaram e criaram uma versão global, disponível em inglês e português. O BSports é gratuito e já pode ser baixado na PlayStore. O aplicativo tem se destacado por ser avaliado com a avaliação máxima na loja de aplicativos. Entre os usuários quase 300 deles já deixaram algum elogio pelo gadget. Ao todo mais de 10 mil pessoas já baixaram a ferramenta para acompanhar os jogos, que começam neste sábado (20).

Apesar do destaque por conta da Copa, desde 2018 os irmãos ocarenses desenvolvem aplicativos (foto: arquivo pessoal)

Segundo Thiago Oliveira, ele e o irmão possuem uma startup e tiveram a ideia de criar o aplicativo, a partir de outras iniciativas já desenvolvidas por eles em anos anteriores. “Temos uma Startup chamada Belong Tecnologia, através da qual já criamos outros aplicativos para competições esportivas, tais como, Copa do Mundo 2018 e Copa América 2019 e 2021. Conseguimos aproveitar grande parte da estrutura e dos códigos dos apps anteriores. Com isso, o processo de desenvolvimento foi facilitado”, disse o profissional de TI.

Embora com a facilidade de pegar ‘meio caminho andado’, o processo da criação ao lançamento do BSports durou seis meses. Foi o tempo necessário “para aprimorar as principais funcionalidades e alimentar as telas com as informações, de janeiro a junho de 2022. No meio do ano realizamos o lançamento e desde então passamos a fazer as melhorias e atualizações”, concluiu Thiago.

Filhos de um agricultor e de uma administradora de empresas, é no mundo da tecnologia que Thiago e John Victor ganham a vida. Thiago trabalha na Câmara de Vereadores do município, além de ser investidor e empresário. O irmão Jhon desenvolve aplicativos para na empresa PicPay. A experiência dos dois já garantiu méritos invejáveis. O aplicativo feito pelos dois irmãos para a Copa de 2018 e o da Copa América, em 2019, ficou em 1º lugar no ranking top esportes gratuitos da Play Store no Brasil. Ao todo quase 600 mil pessoas já baixaram os dois aplicativos.

Unicatólica teve papel importante

A área de Tecnologia da Informação tem se tornado uma das mais promissoras dos últimos tempos. De Quixadá saem, anualmente, centenas destes profissionais formados pelo Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica). A oferta do curso pela instituição fez a região se desenvolver, pelo potencial de geração de empregos que ele carrega. Jhon e Thiago reconhecem o mérito da instituição de ensino.

“A UniCatólica sempre nos deu apoio desde o tempo da graduação. Nossos professores e coordenadores foram verdadeiros mentores. A reitoria cumpriu um papel importantíssimo, lá atrás com o Professor Dr. Manoel Messias e agora com o Professor Dr. Marcos James. O Setor de Marketing e o atual coordenador do curso de Sistemas de Informação, Professor Me. Daniel Sales, nos oferecem suporte e apoiam nossos projetos”, disse Jhon Victor.

Daniel Sales reforça que o curso, criado em 2007, é formado “com disciplinas que possibilitem aos alunos, a oportunidade de estudarem conteúdos condizentes com as necessidades reais do mercado”. Uma experiência que dá resultados proveitosos, conforme o professor. “Muitos dos nossos alunos conseguem vagas antes mesmo de terminarem a graduação”, comenta.

Além da teoria e prática de excelência, Daniel Sales ainda detalha que o curso desenvolve, semestralmente, atividades de extensão para aprimorar os alunos. “Com toda a estrutura que temos (seis laboratórios de pesquisa e automação, laboratório de robótica, laboratório de redes e um núcleo de empreendedorismo e inovação), levamos aos alunos diversas atividades para que eles encontrem realidades próximas do mercado de trabalho”.