A terra tremeu no interior do Ceará no último fim de semana. O evento sísmico foi registrado na semana passada no município de Irauçuba, na região norte do Estado. O tremor atingiu a marca de 1,6 graus na Escala Richter. Não houve feridos.
O dado foi confirmado pelo Laboratório Sismológico (Labsis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O Labsis é veiculado ao departamento de Física Teórica e de Geofísica da UFRN e monitora há 50 anos os registros de tremores no Ceará e nos demais estados do Nordeste.
Conforme o boletim do LabSis o tremor em Irauçuba foi registrado por volta de 23h48 de domingo passado e consta no boletim semanal do Laboratório, realizado a partir de dados registrados pelas estações sismológicoas. Não há informações de moradores terem escutado ou sentido o evento.
A escala Richter é pontuada de um a nove. Cada grau corresponde a ondas dez vezes mais “fortes”, a uma potência 30 vezes superior. Assim, por exemplo, um terremoto de grau nove na escala Richter é 900 vezes mais potente que um tremor de grau sete.