Propaganda enganosa: Decon autua empresas de ônibus por oferecerem internet wi-fi que não funcionava

compartilhar no:
Empresa Guanabara foi uma das autuadas pelo órgão de defesa do consumidor (Foto: Divulgação MPCE)

Você já viajou de ônibus naqueles veículos que anunciam ter internet wi-fi, e quando foi tentar usar o serviço não conseguiu? Pois é, você não estava enganado: era propaganda enganosa. O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) multou três empresas de ônibus no Ceará por descumprirem o código de defesa do consumidor, entre as infrações estava a propaganda enganosa.

A informação foi confirmada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE). Uma das empresas multadas foi a Guanabara. De acordo com o órgão, foi constatado que dentro dos ônibus da empresa havia a presença de placas que indicavam o serviço de Wi-fi gratuito, sem que o mesmo estivesse em funcionamento. Além da Guanabara a empresa Princesa dos Inhamuns também foi autuada.

Entre os alvos de autuação por descumprimento ao Código de Defesa do Consumidor também estavam a empresa São Benedito, que conforme o MPCE não informava de maneira clara, precisa e ostensiva os preços das viagens aos consumidores. Além disso a empresa não possuía, no guiché de atendimento da empresa dentro da Rodoviária Engenheiro João Thomé, em Fortaleza, um exemplar do CDC, com base nos termos da Lei Federal nº 12.291/2010.

Também foram observados na fiscalização outros pontos, como a higiene e limpeza dos transportes e atrasos dos ônibus no início da linha. As empresas autuadas terão até 20 dias para apresentarem defesa junto ao Decon. O Revista Central procurou mas não encontrou nas redes sociais, nenhuma resposta ou posicionamento das empresas citadas.