Eleições 2022: Jair Bolsonaro cumpre agenda de campanha no Ceará

compartilhar no:
Agenda do presidente neste sábado (15) prevê ainda visita ao Maranhão. Antes do Ceará, Bolsonaro esteve no Piauí. Foto: divulgação

O presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo Partido Liberal (PL), cumpre agenda de campanha em Fortaleza, capital do Ceará, neste sábado (15). Foi o segundo estado do Nordeste visitado por Bolsonaro neste sábado, ele esteve em Teresina (PI).

Em Fortaleza, o presidente realiza um comício no Polo de Lazer do bairro Ceará. Acompanham Bolsonaro membros da campanha à reeleição e políticos locais que apoiam o candidato. Depois da cidade cearense, o presidente também terá compromissos eleitorais em São Luís (MA).

Conforme a apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro obteve no Ceará no primeiro turno 1,3 milhões de votos (25,38%), enquanto Lula recebeu 3,5 milhão de votos (65,91%). O ex-presidente Lula foi o mais votado em todos municípios cearenses no primeiro turno.

Ao todo, no primeiro turno, Bolsonaro recebeu 51 milhões de votos (43,2%) e ficou atrás do ex-presidente Lula, que recebeu 57 milhões de votos (48,4%). O segundo turno está marcado para o próximo dia 30.

A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, chegou a Fortaleza um dia antes, na sexta-feira (14), e participou de um ato de campanha em uma igreja evangélica na Praia de Iracema. Uma hora antes da chegada de Michelle, um homem foi preso por disparar tiros de arma de fogo contra o muro da igreja. A polícia investiga se há motivação política.

Antes do Ceará, Bolsonaro cumpriu agenda em Teresina (PI), onde utilizou a siga CPX para atacar o adversário na disputa presidencial, Lula. No último dia 12, Lula participou de ato no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, e usou um boné com a sigla.

Apoiadores de Bolsonaro, passaram a disseminar fake news afirmando que o petista havia manifestado apoio a organizações criminosas. A sigla CPX é, na verdade, a abreviação da palavra “complexo” – referência a “complexo de favelas”, expressão que denomina regiões com concentrações de comunidades, como CPX Alemão, CPX Penha, CPX Maré e CPX Salgueiro.

Agenda no Nordeste

Esta é a segunda viagem de Bolsonaro ao Nordeste desde o último dia 5, quando relacionou a vitória do ex-presidente Lula na região no primeiro turno ao analfabetismo de parte da população. Na última quinta (13), o candidato à reeleição participou de agendas em Recife (PE).

No primeiro turno, Lula venceu nos nove estados do Nordeste, e a declaração de Bolsonaro repercutiu negativamente. Diante da repercussão, o candidato à reeleição disse que não quis atacar os nordestinos.

Os estados do Nordeste somam 42,3 milhões de eleitores e ficam atrás somente dos estados do Sudeste (66,7 milhões de eleitores).

No discurso a seus apoiadores em Teresina, Bolsonaro disse ser “mentira” afirmar que ele associou a vitória de Lula na região ao analfabetismo.

“Mentira. Não tem esse vídeo”, afirmou Bolsonaro.

No último dia 5, três dias após o primeiro turno, o presidente declarou: “Uma notícia importante, pessoal: ‘Lula venceu em nove dos dez estados com maior taxa de analfabetismo’. Vocês sabem quais são esses estados? São do nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta o mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores nessas regiões.”

Com informações do G1