Quixeramobim, Pedra Branca e Choró confirmam primeiros casos de varíola dos macacos no Sertão Central

compartilhar no:
Dois pacientes foram diagnosticados com o vírus em Quixeramobim e são monitorados pela Secretaria de Saúde (Foto: Flirck/Divulgação)

Região Central: Três municípios do Sertão Central confirmaram pacientes com a Monkeypox, conhecida como Varíola dos Macacos. O diagnóstico positivo para a Monkeypox foi confirmado em Pedra Branca, Quixeramobim e Choró, após o resultado do exame do Laboratório Central (Lacen).

Os dados foram confirmados pelo IntegraSUS, plataforma da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Até a última quinta-feira (15), existiam 15 pacientes suspeitos da doença em 10 cidades da região Central. Deste total, cinco testaram positivo.

Conforme o IntegraSUS Quixeramobim e Pedra Branca possuem dois pacientes confirmados, enquanto em Choró existe apenas um paciente. Os pacientes são monitorados pelas secretarias de saúde dos municípios e por segurança são mantidos em isolamento até que saia o resultado do Lacen.

Em relação ao cenário da última quinta-feira (15), Boa Viagem, que tinha um caso suspeito, apresentou mais um novo caso e o antigo foi descartado. O mesmo aconteceu em Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama e Ibicuitinga, nos três municípios havia um casos suspeito, mas que já foi descartado.

Quixadá ainda aguarda o resultado de um paciente suspeito. Foi o mais recente dos seis casos já diagnosticados até o momento no município. Os outros cinco já foram descartados, o que significa que até agora ninguém testou positivo para a varíola dos macacos no município.

Nesta segunda-feira (19) a Secretaria de Saúde de Crateús confirmou a morte de um paciente que estava diagnosticado com Monkeypox. Segundo a pasta o paciente apresentava comorbidades. O paciente, que não teve o sexo nem a idade revelada, morreu no mesmo dia em que o teste positivo para o vírus foi confirmado pelo Lacen.