Eleições 2022: Perdi meu título, como posso votar? Posso tirar 2ª via? Confira dicas

compartilhar no:
Em caso da perca do documento original, é possível votar com outros documentos ou com o E-Título Foto: divulgação

Brasileiros que perderam o título de eleitor ou não se lembram onde guardaram o documento podem mesmo assim votar nas eleições de 2022. Para isso, basta apresentar qualquer identificação oficial com foto, desde que a situação eleitoral esteja regularizada.

De acordo com a Justiça Eleitoral, são aceitos:

  • RG (carteira de identidade);
  • Passaporte;
  • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
  • Certificado de reservista;
  • Carteira de trabalho;
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Certidões de nascimento ou de casamento não são são aceitos como documento para poder votar.

 segunda via está disponível gratuitamente no e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral que contém a versão digital do documento. O app pode ser baixado para smartphone ou tablet nas plataformas iOS ou Android.

A partir de 2020, ficou mais fácil acessar o aplicativo. É possível entrar com o número do CPF, sem precisar do número do título eleitoral. O e-Título é aceito como documento de identificação para quem já fez o cadastramento biométrico. Para eleitores que ainda não fizeram esse cadastro, é necessário apresentar um documento oficial com foto sempre que utilizar o título digital.

Pelo aplicativo, a eleitora ou eleitor pode conferir a zona e seção eleitoral, verificar o endereço e identificar no mapa o local de votação e, até mesmo, acessar as melhores rotas para chegar a ele. O aplicativo permite, ainda, a emissão de certidões eleitorais, o cadastramento como mesário voluntário e justificar ausência às urnas.

Como consultar a situação do título?

É possível consultar a situação diretamente no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Para saber o número do título, o cidadão deve fornecer nome ou CPF, data de nascimento e nome da mãe.

Para consultar a situação eleitoral, é necessário nome, CPF ou número do título. Também é possível verificar essa informação junto aos Tribunais Regionais Eleitorais de cada estado.

Perdi meu título, e agora?

Se você sabe sua zona e local de votação, basta levar um documento oficial com foto. Se não sabe, é possível consultar essas informações no site do TRE do seu estado ou pelo aplicativo e-Título.

O prazo para emitir a segunda via do documento pode variar, a depender do local da solicitação. Ele é de:

  • Até 10 dias antes do primeiro turno das eleições (marcado para 2 de outubro de 2022) no Cartório Eleitoral onde foi feita a inscrição.
  • Até 60 dias antes do primeiro turno da eleição, em qualquer Cartório Eleitoral, se o eleitor estiver fora do seu domicílio.

Com informações da CNN Brasil e do TSE