Secretária de Saúde do Ceará confirma que varíola dos macacos está em fase de transmissão comunitária no estado

compartilhar no:
Essa confirmou nesta quarta que existem oito casos de transmissão autótonos no Ceará, dos vinte e três confirmados (Foto: OMS divulgação)

A situação da Varíola dos Macacos no Ceará começa a se agravar. Nesta quarta-feira (17) a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) confirmou que a monkeypox já está no estágio de transmissão comunitária no Ceará, ou seja, ela já está sendo transmitida dentro do estado de uma pessoa para outra, e não somente quando alguém viaja e traz o vírus de outro estado ou país.

Segundo o boletim da Sesa, até quarta, oito casos de Varíola dos Macacos por transmissão comunitária (autótonos). Desde o começo do surto da doença já foram confirmados 20 casos em Fortaleza. Os demais 12 casos foram importados.

No interior do Ceará estão confirmados três casos da Varíola, entre eles está um no município de Russas. Dois municípios do Sertão Central, Quixadá e Caridades chegaram a ter casos suspeitos da doença mas foram descartados após resultado do exame pelo Laboratório Central (Lacen).

No início deste mês a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que o uso de máscaras nos aeroportos estava sendo recomendada. Profissionais de saúde devem ter isolamento por 21 dias em casos de contato com suspeitos e as gestantes devem evitar sexo sem camisinha.