Quadro de saúde de Dom Adélio Tomasin evolui e bispo emérito pode ter alta essa semana

compartilhar no:
Bispo Emérito de Quixadá em registro de 2020, em seu escritório no Remanso da Paz, onde mora (Foto: facebook/José Nilson)

Quixadá: Um novo boletim médico com informações sobre o estado de saúde do Bispo Emérito da Diocese de Quixadá, Dom Adélio Tomasin, foi divulgado. Conforme a nota o Bispo “mantém bom estado geral” e afirma que existe a expectativa de alta “ao longo da semana”.

O comunicado foi divulgado na noite desta terça-feira (2), pela Diocese de Quixadá, e é assinado pelo administrador diocesano, padre Francisco Otaviano. No texto o padre pede que ps diocesanos continuem rezando pelo reestabelecimento da saúde de Dom Adélio para que o quanto antes o bispo volte ao nosso meio.

Na avaliação médica desta terça, Dom Adélio apresentava “nível de consciência preservado, parâmetros hemodinâmicos estáveis, respirando espontaneamento, alimentando-se por via oral, já com recuperação parcial dos sintomas admissionais, permanecendo sem intercorrências”. A nova nota não detalha se o religioso está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou em outra ala hospitalar.

Apesar da linguagem difícil e repleta de jargões clínicos, o que dificulta a compreensão por parte da camada mais popular de fiéis e paroquianos, a nota explica que Dom Adélio está bem, lúcido, se alimenta normalmente e respira sem o auxílio de aparelhos.

Parâmetros hemodinâmicos, por sua vez, é um conjunto de fatores clínicos que o paciente apresenta, como temperatura, pulsação, pressão e batimentos, que indicam se ele está estável ou em situação de alerta. No caso de Dom Adélio a situação é estável, conforme explica a nota.

O bispo emérito de Quixadá teria se internado na UTI do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) no último domingo (31) “após sentir-se mal”. As causas não foram oficialmente divulgadas pela Diocese, mas ontem o portal Repórter Ceará, do Sistema Maior de Comunicação de Quixeramobim, afirmou com base em informações colhidas via assessoria, que Dom Adélio havia sofrido uma isquemia.

Isquemia é quando existe um bloqueio de circulação no sangue em uma das veias na parte do cérebro. A isquemia cerebral pode desencadear um Acidente Vascular Cerebral (AVC), mas nem todo paciente isquêmico necessariamente tem um AVC. Isso depende de multiplos fatores de como o corpo pode reagir e responder ao bloqueio de circulação do sangue na região do cérebro, por exemplo.

Por fim a nota conclui informando que continuará acompanhando o estado de saúde de Dom Adélio e que novas notas serão publicadas quando novas atualizações sobre seu estado de saúde forem transmitidas pela equipe médica.