Municípios discutem como recuperar mais de 11 mil alunos que abandonaram a escola no Ceará

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Encontro pela Educação Selo Unicef reuniu profissionais da educação para fortalecer politicas públicas para crianças. Foto: divulgação

O abandono escolar se tornou uma das principais preocupações dos dirigentes da educação durante a pandemia de Covid-19, que obrigou escolas de todo o Brasil a adotarem modelos remotos de forma rápida e pouco planejada. Em encontro promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em Fortaleza, representantes de 179 municípios do Ceará que participam da iniciativa Selo Unicef se reuniram para discutir estratégias sobre como trazer de volta aqueles alunos que abandonaram a escola.

Em 2019, 15.102 alunos das redes municipal (excluindo Fortaleza) e estadual abandonaram a escola, segundo dados da plataforma da Busca Ativa Escolar do Selo Unicef. A instituição tem como base os dados do Censo Escolar de 2019, divulgado em 2020. Os censos dos anos de pandemia não são considerados devido a uma subnotificação de dados de evasão, o que não representa a situação atual do estado, conforme o Unicef.

Diante deste cenário, discussões entre os municípios e o Unicef resultaram em uma meta de conseguir o retorno de pelo menos 40% desses estudantes para a escola. Desde então, segundo Rui Aguiar, chefe do escritório do Unicef em Fortaleza, cerca de 70 municípios já bateram a meta e conseguiram reverter o abandono de 3.705 alunos. No entanto, mais de 11 mil crianças e adolescentes continuam fora da escola no Interior do Ceará.