Eleições 2022: Pesquisa para senado mostra Camilo Santana ‘com folga’ na frente de opositores

compartilhar no:
Ex-governador é o nome preferido pelos cearenses, até o momento, na frente de seus opositores (Foto: reprodução Twitter)

Eleições 2022: O jornal O Povo divulgou resultado da primeira pesquisa com intenções de voto para senador no Ceará. O levantamento mostra que Camilo Santana lidera com folga as intenções contra seus opositores, mas ainda perde para os que não sabem ou que votarão nulo na modalidade espontânea.

Na modalidade estimulada, quando o entrevistador sugestiona nomes ao entrevistado, a pesquisa colocou Camilo Santana contra os dois candidatos anunciados no cenário até o momento: o vereador de Fortaleza, inspetor Alberto ligado ao presidente Jair Bolsonaro, e o ex-deputado federal, Raimundo Gomes de Matos.

Cenário estimulado 1:
Camilo Santana (PT): 68%
Inspetor Alberto (PROS): 5%
Brancos e nulos: 14%

Cenário estimulado 2:
Camilo Santana (PT): 66%
Raimundo Gomes de Matos (PROS): 4%
Brancos e nulos: 14%

Nos dois cenários Camilo derrota os seus opositores se a eleição fosse hoje. O percentual de brancos e nulos permanece o mesmo.

Na pesquisa espontânea que, diferentemente da estimulada, não lista os possíveis candidatos para que o entrevistado cite o preferido, Camilo é lembrado como candidato em que 37% dos entrevistados votariam nele se o pleito ocorresse hoje. Perde apenas para “não sabe” ou “não”. com 60 pontos percentuais.

A margem de erro máxima estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,5%. A pesquisa foi realizada de 30 de julho a 2 de agosto. O Ipespe ouviu mil pessoas com 16 anos ou mais em todas as regiões do Ceará, por telefone.