Eleições 2022/Nacional: O presidente da república, Jair Bolsonaro, depois de quatro anos, retorna à emissora que mais lhe fez denúncias no decorrer de sua gstão à frente do país: a rede globo. O chefe do executivo nacional via abrir a série de entrevistas com os candidatos a presidência da república do Jornal Nacional.
De acordo com o site da Globo, a entrevista deve acontecer a partir das 20h30. Bolsonaro vai sentar na bacana e ficará frente à frente com William Boner e Renata Vasconcelos. Desde 2018 que ele não retorna à emissora, quando foi entrevistado em igual ocasião.
Quando foi eleito naquele mesmo ano, o presidente não deu a tradicional entrevista sentado na bancada do JN, mas sim, em um link, direto do Palácio do Planalto em Brasília. No convite que recebeu para retornar a emissa de Roberto Matinho, Bolsonaro chegou a tentar recusar o convite, mas teria sido avisado por seus coordenadores de campanha a ir para a sabatina.
O sorteio que definiu as datas e a ordem das entrevistas foi realizado em 1º de agosto com representantes dos partidos. Bolsonaro será entrevistado hoje. Nesta terça-feira (23) será a vez de Ciro Gomes. Lula, candidato do PT, dará sua entrevista na Globo na quinta-feira (25) e Simone Tebet participa da sabatina na sexta-feira (26).
A emissora utilizou como critério para selecionar os sabatinados os primeiros cinco colocados na pesquisa Datafolha realizada no fim de julho. Todas as entrevistas serão conduzidas ao vivo a partir das 20h30 direto dos estúdios das Globo no Rio de Janeiro e terão 40 minutos de duração cada.